domingo, 14 de junho de 2009

Juiz de Fora comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora, unidade da Fundação Hemominas, organiza uma programação diferenciada para a próxima segunda-feira (15). Uma equipe da unidade vai oferecer aos doadores, durante todo dia, um lanche especial e lembranças em agradecimento ao gesto de cidadania. Às 14h, serão realizadas a apresentação do Coral de crianças da LBV e homenagens aos organizadores do projeto “Hemominas na Comunidade”.
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações parceiras comemoram o Dia Mundial do Doador – 14 de junho – com o tema “Doação 100% voluntária e não remunerada de sangue e componentes sanguíneos”, em uma referência às expectativas pelo aumento das doações espontâneas em todo o mundo. Em Jui z de Fora, o percentual de doações espontâneas chega a 80%, número resultante das parcerias e esforços de comunicação feitos para alcançar e mobilizar a sociedade.
O projeto “Hemominas na comunidade” ganhou espaço na programação por ser uma das iniciativas mais recentes para estímulo à doação espontânea, em Juiz de Fora. Pela proposta, as lideranças comunitárias de bairros são capacitadas para disseminar informações sobre doação e colaboram na aplicação de todos os demais projetos e programas do Hemocentro dentro daquela comunidade (trabalho com escolas, empresas, comércio e outras frentes características de cada local). A ação é finalizada com uma coleta de sangue na comunidade. Participam do movimento Unidades Básicas de Saúde, Conselhos Locais de Saúde, agentes do programa Saúde da Família, associações de moradores, igrejas, hospitais e outras instituições.
As lideranças que já atuaram no projeto, a partir do ano de 2007, receberão a homenagem. São pesso as e instituições dos bairros Linhares, Dom Bosco, Benfica, Santo Antônio, Marumbi, Grajaú, Ladeira e Borboleta. A intenção é reconhecer o esforço empreendido para o incentivo à doação espontânea de sangue.


Critérios para doação
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos de idade. A vacina contra a gripe impede a doação por 28 dias. Outros critérios são avaliados durante triagem clínica, antes da doação. É indispensável a apresentação de documento original e oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade.



Mais informações:
Captação de doadores de Juiz de Fora - (32) 3257-3113


Portal Click - Juiz de Fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.