segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rondonia - Idosos são agredidos pela família

Na manhã de ontem , representantes do governo do Estado e sociedade civil se reuniram na Assembléia Legislativa do Estado num ato público para discutir medidas que devem ser tomadas para evitar maus tratos contra pessoas idosas.A Organização das Nações Unidas elegeu o dia 15 de junho como o dia mundial de sensibilização da sociedade civil para a luta contra a violência a pessoa idosa.

O deputado que propôs a audiência pública foi o professor Dantas, ele lembra que o idoso nunca foi tema de um ato público na assembléia. “Essa iniciativa pretende discutir propostas para melhorar os direitos dos idosos e combater a violência, o estatuto já existe, mas ainda não é cumprido como deveria,” ele ressalta.

Coral
Na programação do evento, palestras sobre a inclusão dos idosos numa sociedade de desigualdades, qualidade de vida e apresentação do coral dos idosos “Solidariedade” do Sesc. De acordo com o regente Milton Pires Soares o coral foi fundado em 1991 e hoje é composto por 59 idosos. O integrante mais jovem tem 70 anos e o mais velho 92 anos.

Dados do IBGE apontam que até 2020 a população idosa brasileira deve chegar a 40 milhões. Atualmente o Brasil é o sexto país com mais velhos no mundo. A médica Maria Edilena Guimarães palestrou sobre a qualidade de vida na terceira idade. “Em 20 anos o Brasil deve se tornar em um país de cabelos brancos, os avanços médicos estão aumentando o tempo de vida da sociedade, mesmo assim os idosos devem tomar alguns cuidados com alimentação.”

Ocorrências
O diretor executivo da Polícia Civil, Deraldo Scatolom informou que o percentual de ocorrências com idosos na capital é de 2%, em 2008 foram registradas 526 ocorrências, mas segundo ele esses números não são um retrato fiel da realidade, pois muitos dos casos de violência são cometidos por membros da família do idoso, “os idosos raramente irão denunciar netos, filhos ou parentes próximos, caso estes tenham cometido algum tipo de violência,” disse ele.

Dados apontam que o número de casos de violência contra os idosos no Brasil tem aumentado, dentre as diversas formas de violência praticadas contra idosos, uma é a violência familiar. No Brasil, mais de 95% das pessoas acima de 60 anos estão morando com parentes. Em 26% de todas as famílias existe pelo menos uma pessoa com mais de 60 anos. Estudos parciais feitos no país mostram que a maioria das queixas dos idosos é contra filhos, netos ou cônjuges e outros 7% se referem a outros parentes. Hoje no Brasil, as violências e os acidentes constituem 3,5% dos óbitos de pessoas idosas, ocupando o sexto lugar na mortalidade.

Fernando Caetano


Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.