quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Assembleia de Washington aprova casamento gay

William Volcov / Ag. News Free.



RIO - Por 11 votos a dois, a Assembleia do distrito federal de Washington aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo na região, localizada entre os estados de Virgínia e Maryland.
Antes de ir para assinatura do prefeito democrata, Adrian M. Fenty, o projeto passará por um período de 30 dias de revisão no Congresso. Para barrar o projeto, os líderes da Câmara e do Senado Federal e o presidente dos EUA, Barack Obama, têm 30 dias para enviar uma resolução contrária ao tema, o que não deve acontecer, segundo analistas. Os casais gays devem começar a poder se casar em março, apesar de parlamentares federais democratas verem o tema com certa reticência.
Ao final da votação, dezenas de partidários do casamento homossexual se levantaram e comemoraram a vitória na câmara do conselho, apesar de as regras do local não permitirem demonstrações públicas, informa o jornal "Washington Post".
- De muitas formas, esse é o prêmio final - disse o membro do conselho Jim Graham, um dos dois membros do conselho abertamente gays.
- Não se iludam, 2009 foi um ano terrível para a igualdade de casamento - disse David Catania, que apresentou o projeto de lei e é o outro membro do conselho assumidamente gay.
Entre os que votaram contra o projeto, estava o ex-prefeito de Washington Marion Barry, hoje em dia membro do conselho.
Se o Congresso não rejeitar o projeto, a capital americana se unirá a Connecticut, Iowa, Massachusetts e Vermont na emissão de certidão de casamento para casais homossexuais. O estado de Nova Jersey entra para o grupo em janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.