domingo, 13 de dezembro de 2009

Jovens de favela com um dos piores IDH do Rio formam orquestra e encontram na música uma saída para fugir da violência


RIO - Na Terra Encantada as ruas são de terra batida, não há redes de água e esgoto, e as chuvas transformam a região num lamaçal. A favela, onde vivem 800 famílias, às margens do Rio Acari, no Jardim América, tem um dos piores Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio, mas a música dedilhada por crianças da Orquestra Violões Encantados conduz as vidas de jovens da comunidade num outro ritmo. É o que mostra reportagem de Sérgio Ramalho publicada na edição deste domingo do Globo.

( Assista à apresentação das crianças da ONG )

Criado há cinco anos pelo músico Daniel Sant'Anna, nascido no bairro há 39 anos, o projeto oferece aulas de violão a 45 meninas e meninos, que encontraram no instrumento uma alternativa às armas ostentadas por jovens soldados do tráfico. Nesse período, o que era para ser um curso de iniciação musical serviu de base à criação da orquestra de violões. Com 24 integrantes, o grupo se apresenta em eventos e acaba de gravar o segundo DVD.
"Violões Encantados 5" nasceu do esforço de Daniel, que alterna as aulas do curso à rotina de shows. O guitarrista integra a banda de Vinny e do padre Fábio de Melo. Para gravar o DVD, ele conseguiu recursos na parceria com a ONG Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (Ibiss):
- Gravar o DVD foi uma maneira de comemorar o quinto ano do projeto. É sobretudo é uma injeção de autoestima para esses jovens. Hoje, eles sabem que podem alcançar o respeito pela arte, sem empunhar armas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.