domingo, 13 de dezembro de 2009

Estudantes de Medicina agridem homem negro em SP e são presos acusados de racismo


SÃO PAULO - Os três estudantes de medicina de uma faculdade particular de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que agrediram um homem negro de 55 anos na manhã deste sábado foram presos por lesão corporal e injúria com conotação racial. Segundo o delegado Mauro Coraucci, o trio gritava "toma nego!" enquanto batia na vítima com o tapete de borracha do carro.
Os acusados são Abraão Afini Júnior, de 19 anos, Emílio Pechulo Éderson, 20 anos, e Felipe Grion Trevisani, 21 anos, estudantes da Faculdade Barão de Mauá.
Segundo o delegado, o crime é inafiançável e tem pena de um a três anos de prisão. Os três jovens foram levados para a cadeia de Santa Rosa de Viterbo, já que o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto não recebe presos durante o final de semana.
O advogado dos jovens, Hélio Rocha, disse que vai recorrer para que os estudantes respondam em liberdade, já que não têm antecedentes criminais.
Segundo a polícia, o auxiliar de serviços Geraldo Garcia andava de bicicleta na Avenida Francisco Junqueira quando foi agredido.
Os três jovens estavam em um carro e enrolaram o tapete do veículo para bater nas costas da vítima, que caiu no chão. Testemunhas que estavam em um posto de combustíveis chamaram a polícia, que prendeu o trio.
- Quando vi o carro se aproximou e me deram uma pancada nas costas. Eu me desequilibrei da bicleta e cai - contou Garcia.
Na capital, policiais e estudantes da Universidade Nove de Julho, na Barra Funda, zona oeste, entraram em confronto na noite desta sexta-feira. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, entre elas um policial, e outra foi presa por desacato à autoridade. Para comemorar o fim de ano, os estudantes se reuniram em bares da avenida e interditaram parte do trânsito na Avenida Francisco Matarazzo e na Rua Tagipuru. Vizinhos reclamaram do barulho e do trânsito impedido e chamaram a polícia.
A concentração dos universitários nos bares começou já no fim da tarde de sexta-feira, por volta de 18h. A polícia foi chamada por volta das 23h. Segundo a PM, muitos estudantes 'apresentaram comportamento alterado por causa de ingestão de álcool'. De acordo com a PM, os estudantes resistiram a sair da via e os policiais da 2ª Companhia do 23º Batalhão chamaram reforço. Os policiais teriam sido recebidos com garrafadas e um deles ficou ferido. Houve confronto com os universitários. Os policiais chegaram a usar balas de borracha para dispersar a multidão.
Pelo menos um universitário ficou ferido na cabeça por um tiro de bala de borracha. Ele foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, onde foi medicado e liberado. Não há informações do outro estudante ferido. De acordo com informações da PM, um estudante desacatou os policiais e foi detido. A ocorrência será registrada no 23º distrito policial, em Perdizes.

EPTV


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.