terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cientistas de Harvard decifram porque a luz forte causa enxaqueca


Luz e enxaqueca realmente não combinam. E a ciência descobriu o motivo. A culpa é de um tipo de célula nervosa (neurônio) superespecializado que existe nos olhos. Essas células estão ligadas à captação da luz e podem provocar dor de cabeça intensa até mesmo em algumas pessoas cegas. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas formas para tratar a enxaqueca, inclusive, as formas persistentes que atormentam a vida de muita gente.
Cerca de 85% das pessoas que sofrem de enxaqueca afirmam ter fotofobia, isto é, não toleram a luz. Para investigar a fotofobia, cientistas da Universidade de Harvard (EUA) estudaram o problema em dois grupos de pessoas cegas.
O primeiro grupo era composto por pessoas incapazes de perceber qualquer tipo de luz. Já o segundo grupo era integrado por pessoas consideradas funcionalmente cegas, pois não podem distinguir imagens, mas são capazes de detectar luz.
Como os pesquisadores esperavam, o primeiro grupo não relatou ter qualquer piora das crises de enxaqueca se exposto à luz. Porém, as pessoas cegas do segundo grupo disseram que a dor piorava muito quando percebiam luzes, em especial azuis ou cinzas.
O chefe do estudo, Rami Burstein, explicou que por trás da sensibilidade à luz está um tipo de neurônio chamado fotorreceptor de melanopsina. Quando o olho detecta luz, são essas células que enviam sinais para o cérebro. Numa pessoa que já está com enxaqueca, esse estímulo extra acaba por intensificar a dor.
Num artigo publicado na revista “Nature Neuroscience”, os pesquisadores observam que a descoberta foi possível porque esse é o único tipo de célula associado à percepção da luz que ainda ativo em pessoas cegas.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.