terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Hebe deve começar quimioterapia nesta quarta, diz médico


Apresentadora passou por cirurgia para diagnóstico de câncer.
Tratamento deve durar cinco meses e Hebe poderá trabalhar.

A apresentadora Hebe Camargo deve iniciar o tratamento de quimioterapia na manhã desta quarta-feira (13) em São Paulo, informa o oncologista Sergio Simon em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (12). O tratamento deve durar cinco meses.
Um boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (11) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo, diz que ela tem um "tumor primário de peritônio".
O peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, trata-se de um câncer sem metástase (primário) que se formou na própria membrana, mas não se espalhou.
No boletim, o hospital diz que "os resultados da análise dos nódulos retirados da paciente Hebe Camargo confirmaram um tumor primário de peritônio. A paciente passa bem e iniciará seu tratamento durante a internação".
Segundo o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo na entrevista coletiva, ela já se alimenta bem e está na unidade semi-intensiva. Ela deve ser transferida para um quarto comum ainda nesta terça-feira (12).
Quimioterapia
O oncologista Simon diz ainda que Hebe deve voltar para casa ainda no fim de semana. "A gente espera que ela esteja bem e inclusive possa gravar o programa, levando uma vida normal", conta. "É uma doença relativamente rara e muito tratável, responde bem ao tratamento", explica.
A quimioterapia endovenosa terá sessões que duram um dia inteiro, repetidas a cada 21 dias - com seis ou oito aplicações no total. "É possivel que recorramos a uma segunda cirrugia para avaliar o efeito do tratamento nos próximos meses", complementa Simon.
Hebe foi informada do diagnóstico ontem à noite, contam os médicos. "Ela já tinha uma ideia, se abateu um pouco, mas tem espirito forte e se encontra bem, conversando animadamente. E está pronta para começar o tratamento amanhã", diz Simon. "Ela tem uma saúde muito boa, admirável para a idade dela".
Simon fala também dos efeitos colaterais da quimioterapia. "Ela pode apresentar pouca queda de cabelo, algum amortecimento nas pontas dos dedos e talvez pequenas náuseas, mas esperamos que ela reaja bem ao tratamento", explica Simon.
Claudio Pessutti, sobrinho da apresentadora, também participou da entrevista coletiva, e contou que Hebe não deve receber visitar por enquanto. "Ela precisa descansar", justifica, e diz que a apresentadora "está tranquila, confiante e ansiosa com a volta ao trabalho".
"Sumi com os jornais e desliguei a TV, porque não queria que ela soubesse do diagnóstico pela imprensa. Quando saí do quarto ontem, ela ligou a TV e viu em um jornal. 'Eles estão falando em câncer, mas o doutor não falou nada de câncer para mim', ela me disse", lembra Pessutti.
"Ela está muito contente com as manifestações de carinho, muita gente ligando, o Silvio Santos (dono do SBT) já ligou e eu estou passando todas as mensagens”, completa Cláudio.
O médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo conta que Hebe chegou de uma viagem a Miami com dores e distensão abdominal, e o procurou, pensando que era um mal-estar gástrico. "Internamos no hospital e submetemos a uma endoscopia do estomago que nada revelou. Em seguida elz fez um colonoscopia, que se mostrou também normal", lembra.
"Fizemos então uma tomografia computadorizada do abdomem, que revelou nódulos no peritônio, uma membrana que reveste os orgãos do abdômem", explica.
Hebe, 80 anos, está internada na instituição desde a última sexta. Ela passou por uma cirurgia na manhã do sábado para a retirada de nódulos. Na tarde do domingo, o hospital afirmou que a apresentadora havia sido transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. De acordo com a assessoria de imprensa do Albert Einsten, já no domingo, a apresentadora se alimentava normalmente e caminhava.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.