sábado, 16 de janeiro de 2010

JUSTIÇA TARDIA É JUSTIÇA NEGADA


O caso de Sean Goldman proporcionou um suculento espetáculo de tudo que está errado na justiça brasileira.

Um menino é levado pela mãe a seu país. A mãe comunica que se está se divorciando. O pai tenta negociar amistosamente o retorno do filho ou ao menos alguma rotina de visitação e compartilhamento em férias. Passadas quatro semanas, fica sabendo que existe um pedido de divórcio na justiça brasileira. Imediatamente comunica o fato às cortes americanas que fazem saber à justiça brasileira que a Convenção de Haia sobre os Aspectos Civis da Abdução de Crianças foi violada. Pela convenção a criança deve ser repatriada para em seis semanas para que se discuta no país de residência como deverá ser a custódia.
O pai passa quatro anos e meio ou mais batalhando, respeitando o conselho de não conduzir um alarido na imprensa, até que, apesar do falecimento da mãe ainda lhe é negada a posse do filho.
A justiça brasileira fica aceitando contestações que jamais deveriam ser aceitas porque o assunto está coberto por uma Convenção Internacional ratificada pelos dois países. Os anos passam, o pai tem ganho de causa nos muitos processos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, alegações da família brasileira são contestadas e comprovadas como sendo falsas. Não interessa. A posse da criança e o poder econômico superior da família brasileira, assessorada pelo advogado, agora genro fazem o tempo passar, e com o passar dos anos alega-se que a criança agora sofreria ao ser arrancada do (Salve, salve Pátria Amada Brasil!) país, já que passou metade da sua vida aqui, naturalmente como abduzido.
(Recomenda-se ler a carta de Ricardo Zamariola Jr. advogado de David Goldman (http://bringseanhome.org/rz1.html) em contestação à carta de João Paulo Lins e Silva (http://bringseanhome.org/jpls.html) assim com a carta da advogada PatriciaAppy(http://bringseanhome.org/apy.html) advogada de Goldman nos Estados Unidos.
Estas três cartas são uma “tour de force” sobre o assunto. Apontam para uma verdadeira conspiração dos prepotentes. Zanariola inclusive cita posições absolutamente contrárias àquelas adotadas contra David em um outro processo de repatriação da criança de um italiano, em que o pai é representado pelo escritório Lins e Silva, sendo o Dr. Paulo Lins e Silva uma reconhecida e merecida autoridade internacional nestes assuntos. É de espantar que não manifeste vergonha ante as atitudes do filho.
Agora, tendo Sean embarcado graças à atitude de Gilmar Mendes, também um homem versado em direito internacional, chovem críticas na Globo. Mas como David estava pastoreando o filho escada do avião acima. Olha o NBC emprestando o avião (Queriam o que? O pai não tem grana para alugar um jato. Queriam a criança num vôo comercial cheio de jornalistas?).
Aliás, tenho monitorado a NBC. Ela tem se comportado com louvável discrição. Muito mais do que a imprensa internacional que foi a Cuba registrar a chegada de Elián Golzalez. Provavelmente David foi bem assessorado quanto ao que autorizava ou não.
Mas chama a atenção que este caso é similar ao de corruptos elegíveis. Empurram-se os processos com a barriga até que se esteja ate fatos consumados. Os acusados, com centenas de processos estão eleitos. Os processos ficam suspensos e prescrevem.
Provavelmente a avó predadora e o advogado cúmplice esperavam controlar Sean Goldman e fazer sua lavagem cerebral contra o pai até 2018 quando ele teria 18 anos.
Não creio na hipótese de amor neste caso. Parece mais o caso de uma pessoa dominadora e controladora que não aceita que qualquer pessoa de sua família escape às suas garras. Possivelmente começando pela filha quando esta morava nos Estados Unidos.

Ralph J. Hofmann


6 comentários:

  1. Cara Maria Celia, esse caso do Sean e um dos casos mais vergonhosos de abuso de poder que ja passou pelos anais da Justica brasileira. Nao fora o pai de Sean um advogado e tambem com alguma posse o garoto jamais teria ido para o seu lugar de direito. Essa familia Lins e Silva entrou na onda da tia avo do garoto que foi uma guerrilheira e portanto e amiga de Ze Dirceu. Este por sua vez acostumado a nunca levar a lei a serio deve ter prometido a mulher que com sua influencia poderia ficar sossegada, que o menino jamais sairia daqui. E voce viu no que deu! Um escandalo e trauma que o garoto jamais esquecera pois tem uma irmanzinha e deve sofrer porem nao vejo amor da parte do padrasto e da avo, tanto que ate agora ela nem pediu permissao para poder visitar o garoto. O pai ja disse que jamais negaria isso. Igual ela fez com ele. Nem se preocupa em saber se ele esta se adaptando? Que amor e esse? So egoismo e falta de senso de justica.

    ResponderExcluir
  2. Estão muito quietinhos....acho que vão aprontar alguma!
    Estou só aguardando qual vai ser a próxima dessa família.
    Se o menino viveu tantos anos aqui no Brasil, não é desculpa para não morar com o pai e sim foi uma trama da nossa JUSTIÇA e POLÌTICA.
    Agora ele está onde já deveria estar há tempos.
    Nem aula de inglês permitiam a criança assistir, dito por uma professora da escola.
    E que não apareçam por lá tão cedo para não atrapalharem a adaptação.
    CHEGA DE GOLPES!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Maria Celia.Observei a preocupaçao de Sean em comprar casacos e botas por causa do inverno nos EUA.Será que a familia brasileira , tao preocupada com o neto, nao colocou roupas para inverno na bagagem ?Será que a camisa do BRASIL seria suficiente para evitar o congelamento?Ele agora esta bem, graças a Deus...

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo, o show já terminou e com um final que eles não esperavam. Talvez por isso não tenham posto agasalhos.
    A esperança de conseguir comover o público no caminho até o consulado não deu certo.
    Ele está feliz com o pai que tentaram diminuir perante uma criança.
    Acharam certo o que orientaram o menino a se comportar quando se encontrasse com o pai?
    Se ele passou esse tempo todo no brasil foi por culpa de "influências".
    Que viva em PAZ com uma pessoa mais equilibrada que é o PAI.

    ResponderExcluir
  5. Não sei muita coisa sobre o caso, mais também não acho certo que o menino fique nos EUA e não tenha muito contato com a irmã que é outra inocente e não tem culpa da relação da mãe não ter dado certo.Acho sim que o menino estava muito bem no BRASIL!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. 1ºprocure informação correta e depois então dê sua opinião.
    Dar tiro no escuro?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.