quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Avalanche no Afeganistão: 165 corpos encontrados, buscas prosseguem


Um total de 165 corpos foram encontrados na região do norte do Afeganistão afetada pelas tempestades de neve, informaram nesta quarta-feira (10/02) fontes oficiais, ao mesmo tempo que prossegue a busca de mais vítimas.

A tragédia ocorreu em Salang, uma estrada localizada a 3.400 metros de altitude e muito movimentada por ser a principal ligação entre a capital Cabul e o norte do país.
"Segundo o último balanço, pelo menos 165 de nossos compatriotas perderam a vida e outros 135 ficaram feridos", declarou à imprensa Suraya Dalil, ministro interino de Saúde pública.
"Desde ontem (terça-feira) encontramos um total de 160 corpos", havia declarado pouco antes o governador da província de Parwan, Abdul Basir Salangi.
Uma tempestade de neve imobilizou vários veículos na estrada, em pleno coração da cadeia montanhosa de Hindu Kuch, no Himalaia. As avalanches surpreenderam os motoristas em seus veículos, segundo os socorristas. Pelo menos nove automóveis e dois ônibus foram arrastados pela avalanche.
Pelo menos 14 sobreviventes foram encontrados em outro ônibus coberto pela neve, segundo o governador Salangi. "É um milagre. Sobreviveram 37 horas embaixo da neve, que entrou no ônibus através dos vidros quebrados", contou.
Segundo o ministro da Saúde, este é de um dos mais trágicos desastres naturais na história recente do país, atormentado há 30 anos por guerras civis, e há oito anos assolado por combates entre os rebeldes talibãs e os mais de 110 mil soldados das forças internacionais.
Na terça-feira, o ministério da Defesa informou que 1.500 pessoas, ainda bloqueadas na estrada ou no túnel de Salang, foram socorridas.
Na tarde de quarta-feira, junto ao impressionante número de máquinas para retirar a neve, soldados afegãos, policiais e camponeses seguiam procurando corpos. Alguns deles, os mais sortudos, tinham pás à disposição. Os outros se contentavam com meios mais artesanais.
No dia 27 de março de 1997, também em Salang, pelo menos 80 pessoas desapareceram após uma série de avalanches.


Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.