sábado, 13 de fevereiro de 2010

Um bom Carnaval


Rio - Pois é, mais um Carnaval. Que pena que os dias de folia, na cidade do Rio de Janeiro, só sejam lembrados depois que a festa acaba, pelos destaques na avenida, pelas rainhas da bateria, pelo lixo acumulado nas ruas, pelos mijões e pelas celebridades internacionais que resolvem passar a festa no Rio – e por falar nisso quanta promoção desnecessária. Digo isso, pois, infelizmente, um trabalho belíssimo é pouco comentado pela grande imprensa: a pesquisa e o conteúdo dos sambas-enredos.
Quem tiver interesse, visite os sites das agremiações. Há de tudo. De propaganda de bebida a fotos de famosos se esbaldando. Mas, lá no cantinho você encontra, ao menos, a sinopse do samba.
Trata-se de material valioso que, conjugado com toda a arte das fantasias e dos carros alegóricos, funciona como uma espécie de aula viva, encantadora e envolvente.
Vila Isabel traz a história do compositor Noel Rosa, celebrando 100 anos de seu nascimento. A Portela, conectada ao Século XXI, mostra que um mundo de paz é possível em função do rápido avanço da ciência e das tecnologias da informação. A Porto da Pedra faz uma viagem interessante, contando a história da humanidade por meio do vestuário.
Já a Beija-Flor fala sobre a capital federal, que completa 50 anos, revisitando a história recente do País. Enquanto o Salgueiro conta histórias de invenções, de descobertas, de vida, e a Viradouro nos leva aos mistérios do México.
A Unidos da Tijuca discute o que é segredo — ótimo tema para a falta de privacidade atual. O sincretismo vem com o samba da Imperatriz Leopoldinense. E a vida de Dom Quixote, na União da Ilha.
Prato cheio para a gente aprender mais. Prato cheio para a escola!

Marcus Tavares
Jornalista, professor e especialista em educação e mídia


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.