sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Policiamento especial contra a violência a gays


Mil policiais civis e militares foram treinados para atender vítimas de homofobia nas praias de Copa, Ipanema, Centro e roteiro de blocos. Estado criou plantão 24 horas para denúncias
POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - O foliões gays vão contar com um policiamento preventivo e diferenciado para curtir o Carnaval sem preocupação. A partir de amanhã até o dia 16, cerca de mil homens das Polícias Civil e Militar, que passaram por treinamento especializado, estarão nas ruas para reforçar a segurança de bailes, blocos, praias e festejos voltados para o público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) . O foco é inibir manifestação de grupos homofóbicos.
“O histórico de carnavais demonstram que há necessidade de ação direcionada. Esses mil policiais estão preparados para oferecer orientação para quem for vítima de discriminação ou violência física por causa da opção sexual”, explicou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento. Segundo ele, as praias de Ipanema e Copacabana, nos horários das 13h até 21h; as imediações do Gafieira Elite, no Centro; e o percurso dos blocos da Zona Sul estão entre os locais que vão receber atenção especial.
Um plantão telefônico vai funcionar 24 horas para receber denúncias ou para quem quiser acompanhamento para registrar queixa na delegacia. “Se a pessoa se sentir insegura, vamos com ela fazer o registro policial. Temos que acabar com esse preconceito de que homossexual é cidadão de segunda classe”, lembrou Nascimento. Os números do plantão são: 8311-6535, amanhã; 8311-6536, no dia 14; 8311-6537, dia 15 e 8311-6538, no dia 16.

Guarda Municipal dobra número de agentes na rua

A Guarda Municipal inicia, hoje, às 16h, o esquema especial do Carnaval. Além do efetivo total diário de 1.200 agentes, outros 1.423 homens vão fazer a segurança em pontos de folia — 776 no entorno do Sambódromo, 50 nos desfiles da Intendente Magalhães e 417 nos principais blocos. A operação vai até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas, dia 17.
Nove duplas de guardas com cães estarão nos acessos à Passarela do Samba. Quem precisar fazer denúncia, pedir solicitações e orientações, poderá ligar para o Disque-Ordem 24 horas, pelo telefone 153.
Para atender turistas, quatro guardas bilíngues estarão no Setor 9. Com noções em inglês, espanhol, francês e alemão, eles serão identificados por uma braçadeira com bandeiras do país cujo idioma dominam.

O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.