sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MDS reforça campanha contra exploração sexual no Brasil


A quinta edição da campanha nacional traz como slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!”. Haverá ações de mobilização em 14 capitais.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa, neste Carnaval, de mais uma mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no País. A quinta edição da campanha nacional traz como slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!”. Durante as festas carnavalescas, serão distribuídas camisetas, abanadores, cartazes, adesivos, bandanas, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.
Catorze capitais, incluindo Brasília (DF), e a cidade de Corumbá (MS), que faz fronteira com a Bolívia, receberão ações de mobilização. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). O MDS participou da definição do tema deste ano e enviará peças publicitárias para divulgação na rede socioassistencial, estimulando a reprodução do material nos níveis estadual e municipal.
A campanha nacional é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com a participação do MDS e demais ministérios estratégicos, representações da sociedade civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, organismos de cooperação internacional, entre outros.

Serviços – Em todo o País, há cerca de 1,2 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos quais cerca de 90% recebem recursos do MDS. Nessas unidades públicas, funciona o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que é de apoio, orientação e acompanhamento de famílias com um ou mais de seus integrantes em situação de ameaça ou violação de direitos, incluindo vítimas de abuso e exploração sexual.
Para receber material de divulgação em áudio, as rádios interessadas em apoiar a campanha devem enviar e-mail para imprensa@sedh.gov.br. O material é em forma de samba enredo, sendo que no final um locutor pede para que as denúncias sejam feitas pelo Disque 100. A ligação é gratuita. Mais informações estão disponíveis no portal da Presidência da República, no link www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/spdca/exploracao__sexual/campanhas/

Aline Menezes

mds notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.