segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Médicos e pacientes divergem sobre prioridades em doenças


Pressão alta é muitas vezes a maior prioridade dos médicos. Mas dor e depressão podem ser mais urgentes para seus pacientes. Um novo estudo que entrevistou profissionais médicos e seus pacientes com diabetes e pressão alta descobriu que, na maior parte do tempo, eles concordavam em pelo menos um ou dois dos três problemas de saúde mais importantes que afetavam o paciente.
Mas em quase um terço dos casos, as três maiores preocupações do profissional médico não incluíam a maior prioridade do paciente, o estudo descobriu, especialmente se esse item fosse dor ou depressão, disse a doutora Donna M. Zulman, pesquisadora do departamento americano de Assuntos Veteranos e autora principal do estudo.
O artigo foi publicado online em 2 de fevereiro no periódico The Journal of General Internal Medicine. "A má notícia é que a probabilidade de um consenso geral diminuía quando o paciente estava com a saúde ruim", disse Zulman, que também é médica interna do programa Robert Wood Johnson Clinical Scholars, da Universidade de Michigan. Segundo ela, enquanto os profissionais médicos se focam no diabetes e na pressão alta por causa das complicações sérias de longo prazo, "os pacientes com saúde ruim têm maior probabilidade de priorizar sintomas que vivenciam no dia-a-dia."
A descoberta pode refletir uma falta de conscientização sobre a importância do controle da pressão alta em diabéticos, disse Zulman, acrescentando que a mensagem aos pacientes é de que eles devem se comunicar claramente e "não presumir que seu médico compartilhe as suas prioridades."

Tradução: Amy Traduções


Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.