quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quase metade das espécies de primatas corre risco de extinção

Cinco das espécies mais ameaçadas estão em Madagascar, entre elas o lêmur Lepilemur septentrionalis que tem menos de cem animais.
Organização diz que em 2007 apenas 25% dos animais estavam em perigo

Um relatório divulgado nesta quinta-feira (18) pela União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) e por outras organizações de defesa da biodiversidade revela que 25 espécies de primatas vão desaparecer se não forem tomadas rapidamente medidas eficazes para protegê-las .
No total, cerca da metade (48%) das 634 espécies de primatas que vivem na Terra já estão na lista vermelha das espécies ameaçadas da IUCN. Um aumento muito rápido, pois em 2007 apenas 25% estavam em perigo, segundo um comunicado anterior da União.
Entre as espécies mais ameaçadas de desaparecimento, cinco estão em Madagascar, seis no continente africano, 11 na Ásia e três na América do Sul e Central. A lista foi feita com base em informações de 85 especialistas do mundo inteiro.
O mais ameaçado de todos é o langur de Cat Ba (Trachypithecus poliocephalus poliocephalus), do nordeste do Vietnã. Desse animal restam apenas entre 60 e 70 indivíduos. Na mesma região, a população de gibões de crista negra (Nomascus nasutus) está limitada a cerca de 110 bichos.
Em Madagascar, restam menos de cem de lêmures pertencentes à espécie Lepilemur septentrionalis, também citada no relatório.
As espécies mais ameaçadas não são aquelas cuja população é a mais reduzida, e sim aquelas cujos habitats estão sendo destruídos e que continuam sendo caçadas pelo homem.

Simon Stuart, presidente da Comissão de Sobrevivência das Espécies da IUCN, falou sobre o animal mais ameaçado.
- De fato, a espécie de primata mais rara é o gibão de Hanan (da China). Os chineses já aplicam medidas de conservação muito rigorosas. Mas isso não está na lista, pois há pouco a acrescentar a esses trabalhos de conservação.
Russell Mittermeier, presidente do grupo de especialistas sobre primatas da IUCN, se manifestou por meio de um comunicado divulgado pela IUCN e por várias ONGs de defesa da biodiversidade em ocasião da apresentação do relatório no zoológico de Bristol, no Reino Unido.
- No reino animal, os primatas pertencem aos grupos de vertebrados em maior perigo. O objetivo da lista das 25 espécies de primatas mais ameaçadas é chamar a atenção do público, incitar os governos a fazer mais, e, em particular, encontrar meios de aplicar medidas de proteção urgentes.
Os protetores dos primatas querem participar da Convenção sobre a Biodiversidade que será realizada sob os cuidados da ONU (Organização das Nações Unidas) em outubro no Japão.
Stuart explicou que os meios de mobilização estão ao alcance de todos..
- Quando a espécie está confinada em um pequeno território, não é caro para a sociedade protegê-la. Mas uma coisa é salvar uma espécie da extinção, como fazem os chineses, e outra é falar de repovoar.

Copyright AFP


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.