quarta-feira, 3 de março de 2010

Escuridão pode estimular o crime, diz estudo


Ambientes escuros podem estimular as pessoas a cometerem crimes ou terem atitudes moralmente condenáveis, diz um estudo publicado na revista Psychological Science. O fenômeno, atribuído à sensação de anonimato provocada pela penumbra, foi observado até mesmo com o uso de óculos escuros.
Para a pesquisa, uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, dividiu os participantes em dois recintos: um bem iluminado e outro com pouca luz. Cada voluntário recebeu um envelope marrom contendo 10 dólares, um envelope branco vazio e uma planilha com 20 matrizes.
Eles tiveram então cinco minutos para encontrar em cada matriz dois números que, somados, faziam 10. A pontuação era feita pelos próprios participantes, que, para cada acerto, podiam ficar com 50 centavos. Ao final do experimento, os participantes foram convidados a depositar o restante do dinheiro no envelope branco.
"Ao tempo que não houve diferença de performance, participantes da sala com pouca luz trapacearam mais e, logo, embolsaram mais dinheiro imerecido do que aqueles da sala bem iluminada", disse Vanessa Bohns, que liderou a pesquisa.
Em um segundo teste, cada participante ganhou seis dólares para dividir com um estranho em uma sala separada. Apenas alguns voluntários, no entanto, usavam óculos escuros, enquanto que outros ficaram com óculos comuns. O resultado é que aqueles "camuflados" pelas lentes agiram de forma mais egoísta.
Para os cientistas, a experiência de escuridão pode induzir uma sensação de anonimato que é desproporcional ao anonimato realmente dado em uma situação". "Imagine uma pessoa sozinha em um quarto fechado", explica Chen-Bo Zhong, que também participou do estudo. "Obviamente, a claridade do quarto não afetará o nível de anônimato de uma pessoa. No entanto, a escuridão pode permitir um comportamento antiético em tais situações".


Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.