sábado, 6 de março de 2010

Ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos chega a São Paulo


SÃO PAULO - O ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos, de 62 anos, chegou ao Brasil na manhã deste sábado, extraditado da Islândia. Segundo a PF, ele desembarcou de um voo da TAM vindo de Londres, na Inglaterra, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 5h55m, antes dos outros passageiros. Condenado a 43 anos por homicídio, sequestro e roubo, o ex-cirurgião plástico seguiu de avião para Presidente Prudente. Na cidade, ele era esperado com um forte esquema de segurança e agentes armados com metralhadoras o aguardavam na pista. Ele foi visto descendo do avião usando um capuz. Algemado, seguiu de carro escoltado para um presídio em Junqueirópolis, a 594 km da capital paulista, onde vai ficar numa cela individual.
O governo da Islândia autorizou a extradição do ex-cirurgião em 15 de dezembro do ano passado . O acusado foi beneficiado por um indulto de Natal no Brasil no fim de 2008, e ficou foragido.
Em 13 de agosto de 2009 ele foi preso em Reikjavik, quando tentou embarcar para o Canadá utilizando o passaporte de seu irmão.
O ex-cirurgião cumpria pena por roubo, sequestro e homicídio em um presídio no interior de São Paulo. Ele aproveitou a autorização de saída de Natal para fugir do país. Preso desde 1981, ele divulgou nota à imprensa no dia 2 de janeiro de 2009 avisando que não voltaria à prisão e se dizendo perseguido por ter denunciado condições desumanas do presídio de Araraquara, cidade a 272 km de São Paulo, onde estava antes. Por celular, ele havia dado entrevistas até para o programa "Fantástico", da TV Globo. Ele disse que, por causa da denúncia, foi espancado e mantido de castigo numa solitária.
Na nota, classificou a Penitenciária de Valparaíso, onde esteve preso por último, como "um verdadeiro inferno", onde não conseguia ler ou escrever. Fez ainda mais denúncias: disse que a corrupção, com a participação da facção criminosa que atua nos presídios paulistas, permitia a qualquer preso ser transferido para onde quiser "pagando R$ 7 mil".
Médico famoso, Hosmany Ramos passou a cometer crimes e assaltos na década de 70. Preso com aviões roubados, ele foi condenado pela morte de um piloto que seria o seu cúmplice. A pena, de 43 anos, vence apenas em 2029.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.