sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comissão investiga denúncias de maus-tratos em ex-Febem em SP


A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo investiga denúncias de maus-tratos na unidade da Fundação Casa (ex-Febem) em Cerqueira César, no interior do estado. Os parlamentares receberam documentos que relatam agressões, torturas e perseguições de funcionários dentro da instituição.
Conforme Camilo Gava, integrante da comissão, a visita teve como objetivo “apurar e conversar com as pessoas envolvidas nesses casos para discutir se essas denúncias são verdadeiras”.
A filha de uma mulher que não quis se identificar seria uma das adolescentes agredidas. Em três visitas, ela encontrou a filha machucada “Essa última vez foi pior. Tentaram enforcá-la. Ela está com os braços machucados”, contou.
Uma agente de segurança contou que viu a jovem logo após a agressão. Segundo ela, as ordens de agir de forma violenta são comuns “Ela respondeu a um funcionário e não cumpriu regras. Então eles usam dessa estratégia.”

Parlamentares visitaram unidade para apurar violência contra internos
Direção da Fundação Casa afirma que irá punir possíveis agressores


Outro agente, que também não quis se identificar, relata uma forma de violência que ocorria na chamada sala de pedra. Os internos ficavam sentados, com as mãos amarradas e com a cabeça encostada em uma mesa de pedra. “Sem comida, sem nada. Só ao banheiro, mas tinha que pedir autorização. Para dormir, repousavam depois das 23h. Isso que já começavam às 6h.”
Denúncias chegaram à Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar. O processo segue em sigilo. Parlamentares conheceram a unidade e conversaram com diretores e adolescentes. Várias delas relataram agressões.
O diretor da fundação disse que os funcionários não são orientados a agredir e que as denuncias serão investigadas. “Se houve abuso por parte de algum funcionário, esse funcionário irá responder”, disse o diretor regional da Fundação Casa, Dario de Arruda Neto.

Fonte: G1

3 comentários:

  1. ANJOS E GUERREIROS PÁRABENS PELO TRABALHO

    ResponderExcluir
  2. NA FUNDAÇÃO CASA DE CÉRQUERA CESAR OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. acredito que tds tem um direito de ter uma vida descente

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.