quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Perigo: Maconha é a droga mais consumida por 67% dos adolescentes

A maconha lidera o rol de drogas mais utilizadas entre os adolescentes. O dado é fruto de um levantamento realizado pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), na capital, órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, com jovens com idade entre 12 e 18 anos. Levantamento revela ainda que 2% dos adolescentes em tratamento experimentaram entorpecentes aos sete anos. O crack e a cocaína aparecem em segundo lugar na preferência dos usuários.
A pesquisa foi feita com base nos atendimentos realizados entre 2007 e 2009, com 112 jovens, e mostra que 59% dos usuários têm entre 14 e 16 anos. Quase a totalidade deles, 90%, é do sexo masculino. A maioria dos entrevistados, 67%, referiu a maconha como droga mais consumida.
"Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente o risco de desenvolverem dependência. Sem falar dos danos cerebrais, em uma fase essencial para a formação de muitas células. O dado preocupa e serve de alerta para os pais, que devem permanecer alertas", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.
Ainda segundo o levantamento, 11% dos entrevistados apontam o crack como droga mais consumida e outros 11% a cocaína. Os inalantes aparecem em terceiro lugar com 4% da preferência, seguido do álcool e mesclado, ambos com 3%, e do tabaco com 2%.

O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro.



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.