quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Curso de capacitação em prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Saúde e por meio do Núcleo Informação e Educação e Saúde (Nices), encerrou no dia 13, às 9h, no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, o curso de capacitação em prevenção e enfrentamento à violência contra as Mulheres.
O curso que teve várias etapas tem como objetivo fortalecer as ações do Programa da Saúde da Família (PSFs) e da rede de atenção e proteção à mulher em situação de violência na cidade. As palestras visam contribuir para o treinamento dos enfermeiros e os agentes comunitários que trabalham na rede municipal de saúde.
De acordo com a assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Seufitelis, que é responsável pela coordenação do curso, “esse encontro vem para enriquecer a atuação municipal. Onde todos saíram mais fortalecidos”, disse.
Segundo o médico pediatra da rede municipal Dr. Benedito Martins, que ministra palestra sobre a questão, ainda é grande o número de mulheres que não denunciam a violência por medo. “Por isso, atendendo uma exigência do Ministério da Saúde, atuamos para criar uma rede social de assistência para estas famílias”, realça Martins.
Para a coordenadora de Especificidade Regionais dos PSFs Ana Carla Souto, o curso qualifica os novos profissionais. “Tivemos uma renovação no quadro de funcionários do programa de aproximadamente 70%. Estes encontros apontam um novo olhar que ajudam a identificar novos casos”, disse Ana Carla, que no ensejo informa que a educação continuada é constantemente realizada com os membros de sua equipe.
O secretário de Saúde Dr. Carlos Alberto Malta Carpi afirma que é prioridade em seu governo as várias políticas de inclusão implantada pela Prefeitura a exemplo daquelas desenvolvidas pelo Programa de Saúde da Mulher, e a necessidade de ampliar a integração com a sociedade. “Nós precisamos conversar com a sociedade sobre as questões da violência contra a mulher e isso deve ser feito por meio do processo educativo, que é o caminho para o convencimento que vai possibilitar que esses casos deixem de ocorrer”, disse o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.