sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novo recorde de crianças vacinadas no mundo


WASHINGTON, EUA — A vacinação infantil bateu recorde no mundo, com o grande dinamismo no desenvolvimento de vacinas, comemoraram em um relatório publicado nesta quarta-feira a OMS, a Unicef e o Banco Mundial, destacando, no entanto, que a missão ainda não foi concluída.
Quase 106 milhões de crianças foram vacinadas em 2008 contra as principais doenças infantis, indicaram as três organizações internacionais em relatório publicado nos Estados Unidos.
Estes esforços, sem precedentes, de imunização, "devem ser mantidos para evitar que doenças não voltem com mais virulência", destacou, em entrevista à imprensa, o médico Jon Kim Andrus, diretor-adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde.
Apesar destes esforços, quase 24 milhões de crianças não tiveram acesso a qualquer tipo de vacinação em 2008, lamentaram os autores do relatório.
Consideram que uma ajuda extra de pelo menos um bilhão de dólares é necessária para garantir a distribuição das novas vacinas e das já comercializadas a todas as crianças ems 72 países mais pobres do planeta, evitando assim dois milhões de novas mortes.
A doutora Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), insistiu em um comunicado sobre a necessidade de "reduzir a diferença entre ricos e pobres, entre os que se beneficiam de vacinas salva-vidas e os demais".
Ela destacou o papel sem igual da vacinação para a prevenção das doenças contagiosas e o desafio que representa o acesso às populações mais vulneráveis.
"A pandemia de gripe H1N1 ilustra a promessa e o dinamismo da pesquisa para o desenvolvimento de vacinas", disse, lembrando que isto ainda é difícil nas populações de nações aonde não chegaram os últimos avanços científicos.
Testemunhas do sucesso das vacinas, a mortalidade infantil resultante do sarampo caiu de 74% de 2000 a 2007 no mundo, destacou a Unicef.
Um número recorde de pelo menos 120 vacinas está disponível contra infecções mortais. Este é o resultado dos esforços feitos dos últimos anos para desenvolver imunizações contra a meningite, o rotavírus - causa de diarreia, além dos papilomavírus (HPV), responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.