sábado, 24 de outubro de 2009

Fertilização in vitro: técnica aumenta três vezes a chance de gravidez


A técnica americana consiste na seleção dos melhores embriões para implantação no útero da mulher

Mulheres que utilizam a técnica da fertilização in vitro para engravidar já sabem que a chance de a gestação dar certo não é garantida, ou porque o embrião não implantou corretamente ou porque houve um aborto espontâneo.
Com o objetivo de garantir mais sucesso, cientistas da Universidade de Oxford estão analisando uma técnica que aumenta em três vezes a possibilidade de a mulher ser mãe. Ela consiste em uma triagem, chamada hibridação genômica comparativa, que permite aos médicos remover as células de um embrião quando ele tem poucos dias de vida. Depois, são analisadas para verificar se os embriões são saudáveis - reduzindo o risco de síndrome de Down, por exemplo -, seleciona-se os melhores para então implantar no útero da mulher.
O estudo, apresentado em conferência da American Society of Reproductive Medicine´s, em Atlanta, envolveu 115 pacientes do Colorado Centre for Reproductive Medicine, nos Estados Unidos, e o resultado da técnica revelou que 66% dessas mulheres engravidaram após esse tipo de “rastreamento” - mais do dobro que a taxa normal de sucesso, que ficaria em torno de 28%.
Para o autor da técnica, Dagan Wells, o resultado foi surpreendente e traz uma esperança principalmente para as mulheres mais velhas que desejam ser mães. Muitas das selecionadas para o estudo estavam em sua última chance de fertilização in vitro, tinham em média 39 anos e passaram por duas FIV sem sucesso.

Ana Paula Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.