domingo, 18 de outubro de 2009

Vergonha do câncer de pênis é maior obstáculo do diagnóstico


Doença no orgão sexual masculino representa 2% dos tumores entre os homens

A vergonha e a falta de conhecimento são o maior obstáculo ao diagnóstico do câncer de pênis. Esse comportamento faz com que muitos homens procurem orientação médica de maneira tardia, já com a doença em estágio avançado. O Brasil tem incidência da doença semelhante a Índia e Uganda.
O câncer peniano representa 2% dos tumores que afetam o sexo masculino, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do País. As más condições de higiene do órgão masculino são um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença com os homens de meia idade e os mais velhos sendo mais atingidos.

Dicas da medicina preventiva
Revista Saúde
Segundo o urologista Samuel Saiovici, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o importante é procurar o médico caso apareça qualquer ferida ou verrugas no pênis. Os primeiros sintomas são pequenas lesões que demoram muito para cicatrizar.
A presença de verrugas, placas ou manchas avermelhadas elevadas, feridas crônicas com dor ou sangramento na glande e infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) são indicativos de possíveis lesões pré-cancerosas ou malignas.
Além da má higiene local, a fimose é outro fator de risco para o surgimento do câncer peniano. No entanto, a doença pode ser facilmente prevenida com a limpeza diária do pênis com água e sabão e o uso de camisinha durante o ato sexual, o que evita o contágio por DSTs.
A cura depende do estágio da doença e pode ser realizada por meio da retirada do tumor (postectomia) ou ainda por amputações parciais ou totais do pênis.
A prevenção e a detecção precoce da doença são fundamentais para evitar danos maiores à saúde física e psicológica do paciente. Além de ficar atento a qualquer tipo de lesão no pênis, outra orientação importante é procurar atendimento médico especializado quando houver qualquer um dos sintomas.

Da Redação, com Agência Estado


abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.