sexta-feira, 3 de julho de 2009

Adolescente dependente de drogas pede para ser preso

Uma idéia que já havia amadurecido há cerca de um mês terminou num gesto desesperado na madrugada de quinta-feira.
Querendo se livrar da dependência da cocaína, o adolescente Tiago (nome fictício), 16 anos, procurou uma base da Guarda Municipal, entregou 51 porções de droga de uso pessoal e pediu para ser preso. Sua intenção era receber tratamento, mesmo que atrás das grades.
Tiago estava em sua casa, no bairro Nova Esperança, zona leste de Sorocaba, e havia consumido 19 “balas” (porções) de cocaína quando, por volta das 3h, decidiu procurar pelos guardas municipais que passam a noite em uma base do bairro. “Eu tentei ser preso porque queria que todo meu acesso às drogas fosse cortado”, afirma o jovem, que só na noite de anteontem gastou em cocaína R$ 400 que havia ganho em bicos como pintor.
Tiago usa cocaína há seis meses. “Dinheiro para pagar um tratamento em clínica nós não temos”, diz uma irmã.Para o promotor da Vara da Infância e Juventude, Antônio Farto Neto, o rapaz precisa de tratamento, não de internação. Após prestar depoimento, ele foi liberado.

Nais e Caps farão o acompanhamento
Ontem à tarde Tiago começou a participar das atividades no Clube do Nais, braço da Secretaria da Juventude que lida com adolescentes envolvidos em delitos. Lá ele receberá acompanhamento psicológico.
O tratamento médico deverá ser conduzido pelo Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) Jovem, da Secretaria de Saúde, que trata, de graça, de menores dependentes químicos.


Jornal Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.