sábado, 4 de julho de 2009

Número de casos de gripe suína no Brasil mais que dobra em uma semana; total chega a 131


O número de casos confirmados no Brasil de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- subiu para 131, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde, todos os pacientes passam bem. Em apenas um dia, foram confirmados mais 17 casos, sendo 14 somente no Estado de São Paulo.
O número é mais que o dobro do total de casos registrados até a sexta-feira passada (12), quando havia 54 pessoas infectadas com a doença no país. Na ocasião, o Ministério da Saúde investigava 70 casos suspeitos. Hoje, há 166 casos suspeitos em análise em diversos Estados brasileiros.
Entre os 131 pacientes infectados pelo vírus da Influenza A (H1N1), 23 foram contaminados no Brasil ao ter contato com pacientes vindos do exterior (autóctone).
"Desse modo, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus da Influenza A (H1N1) de pessoa a pessoa", informou a pasta. Ao todo, foram descartados 530 casos.
Os Estados onde há confirmação da doença são: São Paulo (55), Santa Catarina (26), Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (15), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Mato Grosso (2), Bahia (1), Rio Grande do Norte (1) e Rio Grande do Sul (1).

Escola

Nesta sexta-feira, a escola Pueri Domus de São Paulo confirmou que dois alunos contraíram o vírus da gripe suína. Porém, o Ministério da Saúde não confirmou se os dois casos estão contemplados na lista divulgada hoje. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta casos isolados.
Devido aos casos, a escola cancelou a festa junina que aconteceria neste sábado (20) e recomendou que todos os alunos que tiveram contato com os estudantes infectados ficassem em casa.

Suspeita

O secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, pode estar com gripe suína. Segundo nota divulgada pela secretaria, Côrtes está em isolamento domiciliar e todos os funcionários que tiveram contato próximo com ele serão monitorados.
Ainda de acordo com a nota, amostras de secreção respiratórias foram colhidas para exames específicos de detecção do vírus influenza A (H1N1), que causa a nova gripe. A assessoria de comunicação não informou quando será divulgado o resultado do exame nem se Côrtes será substituído no cargo.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.