quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Adultos de 30 a 39 anos serão vacinados contra gripe suína


O grupo de pessoas que poderá tomar gratuitamente a vacina contra a gripe A, conhecida como suína, foi ampliado. Técnicos das secretarias de estado de saúde do País já receberam informação de que a parcela entre 30 e 39 anos também deve receber as doses preventivas do vírus H1N1.
O Ministério da Saúde não confirmou oficialmente a informação, mas o iG apurou que a nova medida deve ser anunciada em coletiva nesta quinta-feira às 10h. Em janeiro, quando o plano nacional de vacinação contra a gripe foi lançado pelo governo federal, esta faixa-etária não estava contemplada.
As regras iniciais determinavam que a vacinação seria feita em etapas. Primeiro os profissionais de saúde e população indígena seriam imunizados.
Na segunda fase, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, além de portadores de doenças crônicas – diabéticos, imunodeprimidos (portadores do vírus HIV, por exemplo), cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas. Na terceira, adultos saudáveis entre 20 e 29 anos.
Incluir o grupo de 30 a 39 anos foi uma reivindicação de infectologistas e autoridades de saúde de vários países. O secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, por exemplo, pessoalmente pediu ao ministro José Gomes Temporão que estendesse a vacinação para esta faixa etária. O motivo é que esta parcela foi uma das que mais apareceu entre os mais de 20 mil brasileiros infectados.
Temporão e a equipe de vigilância epidemiológica do Ministério deixaram o pedido em análise. A decisão de ampliar o benefício da vacinação gratuita já foi comunicada a alguns representantes do Sul, Sudeste e Nordeste do País. No total, o governo federal comprou de 83 milhões de doses para fazer a cobertura nacional contra a gripe suína.

Vacina em março


A previsão dos especialistas é que uma nova onda de contágio do vírus H1N1 chegue ao Brasil entre maio e junho. A vacinação gratuita começa no dia 8 de março e se estende até 7 de maio, para contemplar todos os grupos escolhidos como alvo. Ainda não está definido em quais épocas as pessoas entre 30 e 39 anos serão vacinadas.

Fernanda Aranda, iG São Paulo

OMS mantém nível de alerta sobre gripe A

A Organização Mundial de Saúde considerou ontem, quarta-feira, "inoportuno" alterar o nível de situação pandémica e concluir que a gripe A já atingiu o seu ponto crítico em todos os países do mundo. "Não é oportuno alterar a actual fase pandémica", anunciou.
"Com base nas recomendações do Comité de Emergência, Margaret Chan da OMS, decidiu ontem que não é apropriado alterar a actual fase de pandemia", afirmou o seu assessor especial para a pandemia de gripe, Keiji Fukuda, durante uma teleconferência.
Para os 15 especialistas do Comité de Urgência, seria prematuro concluir que "todas as partes do mundo já passaram o pico de transmissão da gripe pandémica H1N1". Até porque foram descobertos novos focos de transmissão na África Ocidental.

"Clara regressão"

Fukuda, que no passado dia 11 de Fevereiro tinha afirmado que "o pior já passou", e que a gripe A estaria agora mais próxima de uma gripe sazonal", voltou a reconhecer que a pandemia entrou em "clara regressão", sobretudo na América do Norte e na Europa Ocidental. Mas ressalva que há "incertezas sobre o aparecimento de novas ondas de actividade generalizada", não devendo a "prevenção ficar comprometida".
Desde que apareceu, há quase um ano, a gripe A provocou 16 mil mortes em 212 países. Em Portugal, fez 106 mortos. Mas a fase pós-pico, torna Fukuda, "não significa que a pandemia tenha terminado; ela está num momento de transição. E esse momento implica novas recomendações ". Assim, a OMS vai rever as recomendações feitas aos 139 países membros da organização, nomeadamente em matéria de vacinação - já foi avançada a possibilidade da vacina única -, para ajudar os governos, em matéria de saúde pública, a adaptarem a resposta a esta nova fase da doença. Até lá, o que foi aconselhado continua em vigor.

Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.