quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Folha de S.Paulo e O Globo destacam campanhas de prevenção ao HIV durante a Copa do Mundo


As campanhas de prevenção ao HIV durante a Copa do Mundo - evento que será realizado entre 11 de junho e 11 de julho na África do Sul - foram tema de nota na Folha de S.Paulo e matéria no jornal O Globo. De acordo com as publicações, a Fifa, o Comitê Organizador da Copa do Mundo-2010 e o governo local vão distribuir camisinhas ao mais de 400 mil turistas estrangeiros. A África do Sul é o país com o maior número de pessoas infectadas pelo vírus da aids no mundo. Confira os textos a seguir.

Mundial também contra a Aids
Evento servirá para alertar turistas e locais sobre a importância do sexo seguro

Jorge Luiz Rodrigues
Enviado especial SUN CITY, África do Sul

Com 11,6% (5,7 milhões) da população (de 49 milhões) sul-africana sendo portadores do vírus HIV, a Fifa, o Comitê Organizador da Copa do Mundo-2010 e o governo vão aproveitar o megaevento, de 11 de junho a 11 julho, para alertar sobre a importância do sexo seguro.
Camisinhas serão distribuídas aos mais de 400 mil turistas estrangeiros que visitarão o país. O diretor da comissão médica da Fifa, o belga Michel D'Hooghe, informou ainda que as 32 delegações das seleções participantes também foram alertadas sobre o tema no III Seminário Internacional de Medicina do Futebol, encerrado domingo, em Sun City: - Em toda competição da Fifa, quando enviamos informações às seleções participantes, também alertamos sobre os perigos dos países, e não apenas aqui na África do Sul.
O médico belga afirmou ainda que a Fifa estabeleceu como alvo não apenas a prevenção à Aids na África do Sul, país líder em portadores do vírus HIV no mundo, mas também ao conjunto de doenças que ele chamou de "Big 3": malária, tuberculose e Aids.

Luta contra doping também aumentará
Chefe médico do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo2010, o sul-africano Victor Ramathesele justificou a necessidade de distribuição de mais preservativos: - Haverá um grande número de pessoas chegando ao país e um espírito festivo, que pode desencadear maior demanda de preservativos.
Membro da Comissão Médica da Fifa e chefe de pesquisas médicas da entidade, o tcheco naturalizado americano Jiri Dvorak informou que, pelo menos, 576 exames antidoping serão feitos antes e durante a Copa.
Até o próximo dia 22 de março, todas as 32 seleções participantes terão de informar à Fifa onde estarão seus jogadores selecionáveis durante o primeiro período de testes, com exames de sangue e urina, que começará a partir de 10 de abril e irá até 10 de junho - véspera da abertura do Mundial.
Oito atletas de cada país serão sorteados para os controles fora de competição e em amistosos. Serão 320 destes controles. Durante a Copa do Mundo, haverá outros 256.

Resort atrai turismo em meio à pobreza
SUN CITY. Com 1,5 hectare e 12 mil funcionários durante a alta temporada de verão, Sun City é um resort, com quatro hotéis, mais de cinco mil quartos, cassinos, piscinas, praia artificial com ondas e até areia branquinha, lago, monotrilho, dois campos de golfe renomados e atrações para famílias e amantes da jogatina.
Espécie de paraíso típico dos anos 90, transformou o turismo numa região (North West) onde o desemprego e a pobreza são enormes. Fica a 180km de Johannesburgo e a apenas 30km de um dos estádiossede da próxima Copa do Mundo: o Royal Bafokeng, em Rustemburgo.
Quem quer se divertir com a família vem para cá e tem todos os tipos de preços. Desde um quarto comum, ao custo de US$ 150, no Hotel Cabanas, a uma suíte de rei, por US$ 6 mil.
Aqui, a Fifa promove dois grandes seminários: a III Conferência Internacional de Medicina do Futebol, que terminou domingo, e o Workshop para as 32 seleções classificadas para a Copa-2010.
É incrível mas o Dunga conseguiu chegar de cara feia a um lugar como este. (J.L.R)

Fonte: O Globo

Aids: Doença preocupa organização
O comitê organizador da Copa e o governo sul-africano prometem doar milhões preservativos. O país registra o maior número de pessoas com o vírus da Aids no mundo, com cerca de 5 milhões, ou 10% da população.

Fonte: Folha de S.Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.