sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile deixa vários países em alerta para tsunamis


RIO - O terremoto de 8,8 graus no Chile deixou várias regiões do mundo em estado de alerta para tsunamis. A presidente chilena, Michelle Bachelet, disse hoje que a Marinha começou a esvaziar as zonas consideras mais perigosas da Ilha de Páscoa, que pode ser atingida ainda neste sábado por uma tsunami. Ela acrescentou que uma onda tomou conta da ilha de Juan Fernández, situada a 600 quilômetros da costa.
- Há uma informação de ondas gigantes que poderão chegar na próxima hora na Ilha de Páscoa, razão pela qual as pessoas que estão nas zonas baixas estão sendo levadas para zonas mais altas - disse a presidente.
Até 24 horas após o tremor, pode haver ondas gigantes na Austrália e na Nova Zelândia e também em regiões costeiras na Ásia. Na Polinésia Francesa, há alerta para tsunamis nas Ilhas Gambier, no Taiti e em Bora Bora. O perigo, segundo autoridades, continua até pelo menos duas horas após a primeira tsunami. Nessas regiões, as pessoas estão sendo aconselhadas a ir para regiões elevadas.
O centro de alerta de tsunamis no Pacífico informou, neste sábado, que a onda formada após o terremoto no Chile deve atingir também ilhas no Havaí. Em nota, o centro alertou que "ações urgentes precisam ser tomadas para proteger vidas e patrimônios". O geofísico Victor Sardina disse que todos os países devem considerar seriamente a ameaça:
- Todos estão em perigo porque a onda gigante segue seu caminho - disse ele, em entrevista por telefone à agência Reuters.


Segundo o centro, a primeira tsunami - com uma sequência de ondas gigantes - deve atingir o Havaí às 11h19m locais. Sardina informou, ainda, que são esperadas ondas de dois metros em algumas localidades. No entanto, o centro admite que há dificuldade de prever com certeza a altura das ondas de tsunamis, que podem variar conforme a topografia ao longo da costa.
O geofísico acrescentou, ainda, que as costas da Califórnia e do Alasca também poderão ser atingidas, mas com impacto bem menor.



O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.