sábado, 17 de abril de 2010

Brasília, 50 anos: Cavaleiros da Cultura já estão no DF


Depois de quase um mês de cavalgada entre Belo Horizonte e Brasília, num percurso de 850 quilômetros Brasil adentro, eis que a comitiva de Cavaleiros da Cultura chega ao Distrito Federal.

Refazendo o percurso descrito por Guimarães Rosa em Grande sertão: Veredas a comitiva chegou hoje, 16 de abril, como planejado. Ao longo do trajeto, foram distribuidos cerca de 120 mil livros para escolas carentes, isoladas em áreas rurais do cerrado. Todos estes volumes, claro, não foram transportados à cavalo, mas o animal, já tradicionalmente utilizado como meio de transporte no interior do país, serviu para atrair a criançada e transmitir um aspecto lúdico ao projeto. E parece que conseguiram: por onde passou a comitiva foi recepcionada com festas e apresentações teatrais realizadas pelos estudantes.

Confira a galeria de fotos da Cavalgada Cultural

A segunda edição da chamada cavalgada cultural, promovida por uma associação sem fins lucrativos apoiada pelo Livreiro e liderada por Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer, teve como objetivo, além de melhorar a educação nos rincões do país (através da doação de livros, materiais escolares e cursos de capacitação de professores), homenagear o cinquentenário da cidade de Brasíla e seus idealizadores. Já para o dia 18 de abril está programada uma cavalgada na Esplanada dos Ministérios, iniciando festejos para 21 de abril, dia do aniversário da Capital Federal.

Reportagem sobre a chegada dos Cavaleiros da Cultura no DFTV.

Gostou da iniciativa e deseja ajudar? Saiba como doar livros. Siga a cavalgada no Twitter.


Romullo Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.