quarta-feira, 14 de abril de 2010

Morro do Bumba era reduto do tráfico em Niterói, dizem policiais


Antes do deslizamento, favela era dominada por facção ligada a Beira-Mar

Antes do deslizamento ocorrido na quarta-feira passada (7) e que provocou a morte de pelo menos 44 pessoas, sem contar as que estão desaparecidas, o morro do Bumba, em Niterói, era um dos locais que mais preocupava a polícia no município. Segundo policiais militares do batalhão da cidade (12º BPM), a comunidade era controlada pela facção criminosa liderada pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, atualmente preso na penitenciária de Campo Grande (MS).
Policiais relataram à reportagem do R7 que os bandidos tinham armamento pesado, como fuzis, e que no morro sempre ocorriam tiroteios com mortes.
Em setembro passado, a Polícia Federal achou um fuzil calibre 762 enterrado no lugar, e os PMs dizem acreditar que existam ao menos seis outras armas do mesmo tipo no local, sem contar no reforço bélico que os traficantes recebem quando há ameaça de invasão por bandidos rivais.
Os dois chefes do tráfico na comunidade são conhecidos pelos apelidos de Levi do Bumba e Binho. De acordo com os PMs, além do Bumba, eles controlam localidades próximas, como Abacaxi, Jonas Botelho, Iara, Coruja e Bernardino.
A quadrilha liderada por Levi e Binho contaria com cerca de 20 integrantes, segundo estimativa da polícia. Havia pelo menos quatro bocas de fumo no Bumba – uma na parte alta, outra na baixa, uma terceira na localidade conhecida como Sem Terra e uma na escadaria.
Funk e guerra
Os policiais dizem que a venda de drogas era intensa e que os traficantes costumavam circular armados pela rua. Com o deslizamento que atingiu o Bumba, os PMs afirmam acreditar que os criminosos tenham migrado para as outras áreas por eles controladas.
Os PMs afirmaram ao R7 que o Bumba e todas as favelas dominadas pela dupla Levi e Binho estão em constante ameaça de invasão por parte de traficantes do morro da Boa Vista, que é controlado pela mesma facção criminosa que atua na Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. No ano passado, um confronto no Bernardino deixou três mortos.
Um morador contou ter visto várias vezes balas cruzando o local por causa da guerra entre as quadrilhas.
Os bandidos do Bumba chegaram a fazer até um funk com o nome O toque que faltava veio do Bumba para comemorar a tomada de pontos de venda de drogas no Bernardino no ano passado.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.