quinta-feira, 15 de abril de 2010

Salvador e Aracaju decretam emergência por causa da chuva


SALVADOR, SÃO PAULO - As cidades de Aracaju e Salvador decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas. O decreto da Prefeitura de Salvador foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município. As aulas foram suspensas em toda a Região Metropolitana da capital baiana. Na noite de quarta, duas crianças morreram num deslizamento de terra na Vila Canária, em Salvador. De acordo com vizinhos, as crianças estavam dormindo quando a terra derrubou uma parede da casa, que foi abaixo e caiu sobre a cama. Os vizinhos tentaram socorrer as vítimas, mas quando as crianças foram retiradas dos escombros já estavam mortas. Na Bahia, 26 cidades estão agora em emergência e outras 40 devem editar o decreto nos próximos dias. Em Sergipe, são 17 cidades atingidas pelos temporais e 3.700 pessoas estão desabrigadas.
No bairro de Águas Claras, cinco pessoas ficaram feridas em outro desabamento. A Defesa Civil pede aos moradores de 540 áreas de risco que deixem suas casas. O embarque de caminhões e ônibus está suspenso no ferry-boat entre Salvador e Itaparica.
Chove na Bahia desde quinta-feira da semana passada. O tempo segue chuvoso no litoral e no Sul do estado. São 25 cidades em situação de emergência. Outras 20 podem decretar emergência.
Em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, o Rio Subaé transbordou e está dois metros acima do nível do mar. Cerca de 200 casas foram invadidas pelas águas.
Na BR-324, um pedaço do acostamento caiu no km 614 e parte da pista foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal. Se a chuva continuar, a pista pode ser totalmente interditada.


Lauro de Freitas - Foto da internauta Dirleia Machado

O município de Lauro de Freitas está bloqueado. O Rio Ipitanga, que corta a cidade, transbordou desde a tarde de ontem. Segundo a Defesa Civil do município, a maré está baixa, mas mesmo assim está impossível drenar o volume de água do rio.
Nesta quarta, o jogo entre Vitória e Goiás, que aconteceria no Estádio Manoel Barradas (Barradão) em Salvador, teve de ser cancelado por causa das fortes chuvas. O campo inundou e a partida foi transferida para quinta.
A chuva também alagou metade da pista da Estrada do Coco. O mar segue agitado e em algumas localidades, como a colônia Rio Vermelho, a pesca está suspensa.
A chuva forte deixou a situação em Lauro de Freitas ainda mais complicada. Desde a manhã de ontem, a prefeitura oferece aos moradores dos pontos mais atingidos resgate por barco. O principal acesso a Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, ficou interditado pela água.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em apenas 15 dias já choveu 356,3mm na capital baiana, índice pluviométrico superior ao total estimado para todo o mês de abril (326,2mm).

Ajuda aos desabrigados
A Prefeitura de Salvador instituiu por decreto o Auxílio Emergencial aos Desabrigados e Desalojados da Chuva, destinado a quem teve imóveis condenados ou destruídos pela chuva. De acordo com a Prefeitura, cada parcela do auxílio corresponderá ao valor de R$150,00. O benefício só será concedido às famílias após apresentação de laudo elaborado por técnicos da Defesa Civil.
Com o estado de emergência decretado, a Prefeitura agora espera o reconhecimento da situação de emergência por parte do governo federal e a liberação de recursos para o trabalho de recuperação dos danos causados pelas chuvas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.