sábado, 17 de abril de 2010

Terremoto na China deixou 1.484 mortos, diz agência oficial

Monges tibetanos assistem a cremação em massa de vítimas do terremoto na cidade de Gyegu, na província de Qinghai (Foto: Reuters)
Desastre deixou também mais de 11 mil feridos e 300 desaparecidos.
Neste sábado, monges budistas fizeram cremação em massa de vítimas.


O total de vítimas do terremoto no noroeste da China chegou a 1.484, informou neste sábado (17) uma agência de notícias oficial do país.
O terremoto de 6,9 graus de magnitude atingiu a província de Qinghai nesta quarta-feira (14). Segundo autoridades locais, mais de 11 mil pessoas ficaram feridas e cerca de 300 estão desaparecidas.
Neste sábado, centenas de corpos foram cremados para evitar a propagação de epidemias. Os corpos de homens, mulheres e crianças foram levados em caminhões até o local da cremação, próximo ao epicentro do sismo, e alinhados por monges budistas em uma faixa de 150 metros, sobre leitos de madeira. Centenas de monges entoaram cantos fúnebres no local.
A cremação libertará seus espíritos para que possam ir para o céu", disse Fale, uma mulher tibetana.
Após a visita ao epicentro do terremoto do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, na quinta e na sexta-feira, as equipes de resgate começaram a organizar a ajuda para os 100 mil afetados pelo tremor que não têm o que comer ou beber, em meio a condições climáticas difíceis, com temperaturas muito baixas.
A infraestrutura de Jiegu, principal cidade da região, ficou quase toda destruída. A rede de água potável "ficou paralisada", segundo Xia Xueping, porta-voz dos socorristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.