domingo, 6 de dezembro de 2009

Especialistas dão dicas para quem quer cortar calorias e diminuir o consumo do açúcar


RIO - Quem é viciado em doces e quer reduzir seu consumo não precisa perder as esperanças. Sim, o açúcar vicia, mas há medidas comprovadas para acabar com a gula. A tarefa não é fácil, já que somos programados para gostar do sabor açucarado desde o nascimento. O endocrinologista Ricardo Meireles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), lembra que o doce está intimamente ligado ao prazer, tanto por causa de questões culturais, como também por mecanismos fisiológicos.
O médico alerta que mesmo quem está em dia com a balança deve ficar de olho no açúcar. A substância está embutida em vários alimentos, entre eles os congelados, molhos como o catchup e na maioria dos pratos do fast-food. Em um único dia, podemos comer até 22 colheres de açúcar sem perceber. E o seu excesso está intimamente ligado com uma série de doenças, principalmente o diabetes.
- O açúcar é um alimento que sobrecarrega o pâncreas, que tem que produzir muita insulina para aproveitar aquele alimento. Isto independe do peso. Quem é magro também deve ficar de olho na ingestão de açúcar. O melhor é reduzir o açúcar de rápida absorção, como o açúcar branco, mel e os alimentos feitos com farinha branca (pão, biscoito, bolo) e privilegiar sempre as frutas e os integrais - alerta.
Confira as principais maneiras de reduzir o doce no dia a dia:

Coma só um pouquinho - Dizem que são as primeiras três colheradas que satisfazem o paladar. Então que tal dar apenas três mordidas no brownie ou comer apenas três quadradinhos de chocolate? A dica é mais útil para os que não conseguem ficar um dia sem um docinho.

Combine alimentos - Misture o doce com algo saudável. Em vez de uma fatia de torta, substitua a sobremesa por frutas cobertas com chocolate, como bananas ou morangos. Você reduz calorias e ainda ingere fibras e vitaminas.

Seja radical - Às vezes, o melhor caminho é parar de comer doces de uma vez. Mas prepare-se, porque os primeiros três dias serão difíceis. Dor de cabeça, cansaço e irritação podem aparecer. Mas depois de uma semana, o paladar muda e o doce deixa de ser tão atraente.

Caminhe - Estudos mostram que bastam 10 minutos de caminhada para acabar com o desejo por determinada comida.
Masque chiclete sem açúcar - O docinho do chiclete reduz a gula e ainda pode ajudar a diminuir a ingestão diária de calorias, afirma a nutricionista Christine Gerbstadt, porta-voz da Associação Dietética Americana.

Prefira a qualidade, não a quantidade - Quando for comer um doce, escolha o melhor. Um chocolate com ao menos 50% de cacau, por exemplo, satisfaz mais do que o chocolate ao leite.
Pare de comer adoçantes - Alguns estudos sugerem que a substância estimula as papilas gustativas e aumenta a vontade de comer doce. Quem consome adoçantes com regularidade acaba precisando de porções maiores de doce para se sentir satisfeito, indica uma pesquisa publicada no British Medical Journal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.