segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Jovem esbarra na falta de qualificação para emprego


Vinte e duas mil vagas de trabalho ofertadas pelo Sine-IDT não são preenchidas por falta de capacitação e experiência

Daiane da Silva Nunes, 20 anos, está em uma encruzilhada: terminou o Ensino Médio regular aos 18 anos. Não conseguiu passar no vestibular para Enfermagem nem entrar para o mercado de trabalho. Nos dois casos, a falta de preparo adequado barra seus sonhos e objetivos. A sua história exemplifica bem inúmeras outras de jovens brasileiros, entre eles os cearenses, que estão no mesmo "barco".
A grave situação não passa despercebida pelo Ministério da Educação (MEC). No último Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília, o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, Eliezer Pacheco, criticou severamente o Ensino Médio do País. "Não serve para nada. É apenas um trampolim para a universidade, nem sempre galgado pelo aluno da escola pública". Para ele, é necessário preparar os estudantes para o mercado de trabalho, que cresce de forma geral. "Com relação a isso, nem mesmo os Centros Federais de Educação Tec-nológica cumprem a sua parte".
Segundo Pacheco, cerca de 200 mil postos de trabalho deixam de ser ocupados no Brasil por falta de profissionais qualificados. O quadro é resultado do abandono escolar, já que 16% dos estudantes deixam de ir à escola ao completar o Ensino Fundamental. A situação não é diferente no Ceará. De acordo com números do Sistema Nacional de Empregos e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), das 88,6 mil ofertas de emprego entre janeiro e setembro deste ano, 22 mil não conseguem ser ocupadas. A razão, na maioria dos casos, se deve à falta de qualificação e à inexperiência dos candidatos.

Tentativa

Daiane esteve no posto do Sine-IDT do Centro, na manhã da última quinta-feira, fazendo mais uma tentativa. Outra decepção. "O que fazer? Tenho de me sustentar. Sem dinheiro nem para pegar um ônibus não posso pensar em fazer um curso de qualificação", diz. Outro jovem que procura trabalho é Edmilson Pereira de Lima, de 18 anos. Ele admite que concluiu o Ensino Médio "aos trancos e barrancos". Inclusive, nem pensou em fazer vestibular. "Estou há um ano procurando emprego e não consigo preencher o que as empresas querem".
Enquanto não entra para o mercado de trabalho, ele engrossa o "exército" de 473 mil jovens cearenses, entre 18 e 29 anos, que nem estudam nem trabalham, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pnad/2008. A taxa de evasão escolar no Ensino Médio do Estado acompanha a média nacional. Em 2008, chegou a 15,9% dos 366,1 mil matriculados.
A procura por trabalho é um dos principais motivos para os jovens de baixa renda deixarem tão cedo a escola. Segundo o professor de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Domingos Abreu, as condições de vida da maior parte dos indivíduos os obriga a procurar um emprego cedo. "No Brasil, não se permite aos jovens apenas estudar".

IPEA 2009
Pesquisa aponta problemas, avanços e desafios pela frente

A situação dos jovens brasileiros, com idade entre 15 e 29 anos, caracteriza-se por um misto de avanços, problemas e desafios, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em recente publicação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o principal avanço é que eles passam mais tempo na escola e têm maior escolaridade que os adultos. Mesmo assim, só com o Ensino Médio, não conseguem entrar facilmente no mercado de trabalho.
Na faixa etária dos 18 aos 24 anos - diante de maiores responsabilidades familiares e da disponibilidade de empregos, em sua maioria, de tempo integral - o jovem experimenta uma dificuldade para se qualificar e trabalhar. Em outras palavras, laborar e estudar tornam-se uma condição onerosa.
"Existe emprego. O que faltam é a qualificação para a vaga", afirma o coordenador de Estudo e Análise de Mercado de Trabalho do Sine-IDT, Erle Mesquita. De acordo com pesquisa realizada pelo órgão, de dez desempregados, quatro não entram no mercado por falta de capacitação e outros quatro, por falta de experiência.
Na avaliação do deputado federal Ariosto Holanda (PSB), o Brasil só vai crescer realmente quando investir em educação profissional e capacitação tecnológica de maneira ampla. Para ele, é importante concluir o Ensino Médio, sem dúvida, no entanto, somente com ele a concorrência em busca de emprego é mais complicada, mesmo com o avanço no número de ofertas de vagas de trabalho.
O parlamentar defende a criação de mecanismos ágeis e flexíveis de transferência de conhecimentos para a população, como forma de atalhos sobre a educação tradicional. Segundo ele, os centros vocacionais tecnológicos (CVTs) são uma saída rápida para a defasagem na capacitação do trabalhador. "O mercado de trabalho exige conhecimento".
A qualificação profissional e a geração de trabalho, avalia, são os principais desafios dos governantes e da sociedade para que o crescimento da economia e o desenvolvimento social possam andar juntos e levar à promoção da cidadania.

Entrevista - Getúlio Ferreira*

É preciso inverter a lógica de que todos têm de entrar para a faculdade
O resultado do Censo Escolar 2008 demonstra que as matrículas de educação profissional são as que mais crescem no país. Para você, que fatores explicam esse resultado?
O principal fator está vinculado ao entendimento de que os desenvolvimentos social e econômico brasileiros passam pelo fomento da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica assume o protagonismo desse crescimento.
Mesmo com tantos disputando vagas nos institutos federais, o mercado de trabalho se ressente de profissionais qualificados? A que se deve isso?
Sim, uma vez que, no Brasil, não havia aporte de recursos públicos no ensino técnico e tecnológico, muito embora, historicamente, os setores produtivos demonstrassem a necessidade. A cultura bacharelesca no País é perceptível em todos os censos escolares. É imperioso alterar essa lógica. Hoje, temos cerca de cinco milhões de matriculados na educação superior contra aproximadamente 800 mil na educação profissional.

O que fazer ou está em curso para reverter esse quadro?

Reafirmar a política de formação do trabalhador e da valorização social do trabalho, atrelando os programas de desenvolvimento institucional aos arranjos sociais, culturais e produtivos locais. É importante lembrar que a escola pública e de qualidade é um dos referenciais que permitem levar as políticas públicas inclusivas a todos os recantos do País.

E os investimentos para 2010?

Somente para o programa Brasil Profissionalizado, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 120 milhões, para construção de 20 escolas, em parceria com o governo do Estado do Ceará.

*Sec. substituto da Setec

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. oi meu nome e naiara tenho 16 anos completo
    e terminei o 3° ano do ensino medio e queria fazer um curso ou concurso para bombeira
    se eu termibei o ensino medio porque nao posso??
    eu quero ser uma guerreira pela vida
    eu queria uma oportunidade e garanto que ninguem iria se arrepende,me esforçaria o maximo.
    me de uma oportunidade...
    meu contato e 99575058 ou imail naiara.seli@hotmail.com
    entre em contato comigo pra me dar a resposta,esperoque me de essa chance.

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