sábado, 12 de dezembro de 2009

Lojas vendem produto com amianto em SP


SÃO PAULO - A Vigilância Sanitária (Visa) de São Paulo realizou no início do mês uma fiscalização em lojas de materiais de construção de 24 cidades para monitorar o comércio de produtos feitos à base de amianto. O uso dessa matéria-prima, considerada nociva à saúde, está proibido no Estado desde 2008. Ainda assim, 54 dos 79 estabelecimentos inspecionados estavam irregulares. Segundo a diretora da Divisão de Saúde do Trabalho da Visa, Simone Alves dos Santos, as cargas foram interditadas e deverão ser devolvidas pelos lojistas aos fabricantes ou descartadas em aterros apropriados.
Entre outubro de 2008 e outubro de 2009, a Visa inspecionou fábricas que utilizavam a substância no Estado. Das 19 cadastradas no Ministério do Trabalho, afirma Simone, apenas duas não suspenderam o uso - uma no município de Leme e outra em Hortolândia. Elas tiveram a produção interditada até realizarem a substituição por fibra alternativa.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores de Produtos de Fibrocimento (Abifibro), João Carlos Duarte Paes, diz que, embora o número de lojas fiscalizadas seja pequeno, a iniciativa tem uma função educativa. "Muitos desses comerciantes provavelmente ignoravam a legislação estadual que proíbe a produção e o comércio de produtos contendo amianto. A autuação fará com que os demais também se adaptem", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.