sábado, 12 de dezembro de 2009

Polícia divulga retratos falados de bandidos que tentaram assaltar o Espaço Parlapatões e balearam Mário Bortolotto

SÃO PAULO - A polícia divulgou retratos falados de três dos quatro bandidos que tentaram na madrugada do sábado passado assaltar o Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Testemunhas ajudaram aos policiais a desenhar o rosto dos três jovens. Além da tentativa de roubo, os bandidos balearam o dramaturgo Mário Bortolotto e o cartunista Henrique Figueiroa (Carcarah).
Mário Bortolotto, de 47 anos, permanece internado na UTI da Santa Casa de São Paulo devido à gravidade do quadro clínico em conseqüência das lesões decorrentes dos três tiros que levou. Segundo boletim médico, ele está consciente e colaborativo, apresenta funções vitais estáveis e respira sem ajuda de aparelhos. Cararah, que levou três tiros na perna, recebeu alta na tarde de segunda-feira do Hospital Sírio Libanês.

As imagens da câmera de segurança do térreo do Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, mostram que o dramaturgo Mário Bortolotto, de 47 anos, foi agredido com uma coronhada e chegou a cair no chão antes de ser alvejado por um dos quatro bandidos que tentaram assaltar o teatro na madrugada de sábado. O vídeo mostra também que os bandidos não usaram violência nem se aproveitaram da chegada da atriz Fernanda D'Umbra (ex-mulher de Bortolotto) para entrar no Espaço Parlapatões, como havia sido relatado em versões anteriores. Os quatro assaltantes chegam à frente do teatro muito tempo depois da chegada de Fernanda D'Umbra, passam cerca de meio minuto se preparando, batem à porta e têm a entrada liberada pelo vigia.
Pode-se ver no vídeo que os bandidos vão de mesa em mesa roubando pertences das cerca de 20 pessoas que estavam no local no momento do assalto. Não fica claro o momento da agressão a uma das atrizes que estava no local, Guta Ruiz, mas é possível ver que Bortolotto é agredido e chega a cair no chão. Quando o dramaturgo se levanta, ele e o bandido saem do enquadramento da câmera, portanto, não é possível ver o momento dos disparos. O que se vê é muita correria, pessoas se protegendo e se escondendo atrás do balcão do bar que funciona no local. Todas as imagens capturadas no local na noite do crime estão em poder da polícia.
Mário Bortolotto já respira sem ajuda de aparelhos desde a tarde desta quarta-feira. O médico Vicente Dorgan Neto, da Santa Casa de São Paulo, especialista em cirurgia toráxica, está otimista com a recuperação do paciente. Bortolotto já foi submetido a duas cirurgias - uma para tratar os ferimentos causados pelos projéteis e outra para corrigir uma fratura no braço, causada pela queda.
- Aparentemente Bortolotto não tem nenhuma lesão neurológica e está reagindo bem ao tratamento. Tudo caminha dentro do previsto. Nas primeira horas após o acidente, tínhamos medo de complicações cardíacas, renais e pulmonares, mas felizmente nada disto aconteceu - disse Dorgan Neto.
A mais preocupante, segundo o médico, é uma lesão no coração, feita por uma das balas. Outra delas entrou pelo ombro do dramaturgo e saiu pelo pescoço, perto da coluna cervical. Os exames feitos até agora não mostram nenhuma lesão neurológica, apesar da arriscada trajetória da bala no pescoço.
- Todos os exames feitos até agora mostram que Bortolotto não apresenta nenhuma sequela - disse o especialista.
As câmeras de segurança do Espaço Parlapatões capturaram imagens nítidas do rosto dos quatro assaltantes que invadiram o Espaço Parlapatões .
Para a polícia, os quatro bandidos queriam roubar pertences das cerca de 20 pessoas que estavam no local e o caixa da bilheteria do teatro e do café que funcionam ali. Apenas um deles estaria armado.
A polícia já sabe que a arma que efetuou os disparos tem calibre 380. No local do crime, foram recolhidos pela perícia 7 cápsulas de projéteis disparados e uma cheia, que falhou. As munições usadas contra Bortolotto estavam velhas, o que pode ter salvado a vida do dramaturgo. Além disso, disparos de calibre 380 tem menor impacto que os de calibre 38.
Na noite desta sexta-feira, a partir das 19h os artistas Lourenço Mutarelli, Laerte, Rafael Grampá, Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Coutinho, Angeli, Guazzelli, Fábio Cobiaco, André Kitagawa, Caco Galhardo, Marcelo Campos vão pintar juntos dois grandes painéis no Espaço Parlapatões, que serão rifados. A verba será revertidada para ajudar Mário Bortolotto e sua família. Também haverá uma apresentação da peça "Brutal", escrita por Bortolotto com verba revertida para o dramaturgo.
No domingo, atores e amigos do dramaturgo, além de frequentadores da Praça Roosevelt, fizeram uma manifestação de repúdio à violência.
Márcia Abas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.