sábado, 12 de dezembro de 2009

Pesquisadores gaúchos tentam traçar o perfil psicológico do brasileiro

Pesquisa ajuda a identificar traços da personalidade e risco de transtornos mentais

Com a ajuda da internet, pesquisadores pretendem traçar o perfil psicológico do brasileiro. Depois de dois anos e meio de trabalho, psiquiatras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) estão lançando um questionário online que permite a cada participante conhecer mais sobre seu temperamento, sua personalidade e o risco de desenvolver transtornos psiquiátricos.
O estudo está centrado no site www.temperamento.com.br. Voluntários com mais de 18 anos são convidados a participar. Até o momento, 2 mil pessoas já responderam ao questionário, avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital São Lucas.
De acordo com o psiquiatra Diogo Lara, professor das faculdades de Biociências e Medicina e coordenador do Grupo de Pesquisa Temperamento e Transtornos Mentais da PUCRS, o objetivo é relacionar o temperamento com a história pessoal, traços psicológicos e transtornos psiquiátricos.
– Vamos começar a analisar os dados a partir de 10 mil participantes e, de março em diante, devemos gerar um artigo científico por mês. Alguns dados mais complexos, porém, só poderão ser analisados quando a amostra chegar aos 50 mil – afirma Lara.
Além de identificar os transtornos mais comuns, os especialistas poderão analisar dados secundários, como o perfil psicológico de homens e mulheres que já fizeram cirurgia plástica estética, fumantes e não fumantes, viciados em chocolate, café ou videogame. Outra possibilidade é verificar se pessoas mais calmas respondem melhor ao tratamento com antidepressivos, por exemplo.
São centenas de perguntas pessoais, divididas em três fases. As questões abrangem o passado e o dia a dia dos participantes, estilo, comportamentos específicos diante de algumas situações e hábitos de saúde, entre outras abordagens.
Ao final de cada fase, o respondente receberá por e-mail um relatório descrevendo o seu temperamento (fase 1), a probabilidade de ter transtornos psiquiátricos (fase 2) e características de personalidade (fase 3). A participação é anônima, mas é preciso informar um e-mail para receber a senha de acesso. Os dados individuais não serão divulgados sob hipótese alguma.
Apesar do resultado individualizado, os participantes não devem encará-lo como definitivo:
– Nada substitui uma avaliação de psiquiatras ou psicólogos para dar um diagnóstico. O questionário serve como triagem, um indicativo de problemas que devem ser confirmados ou não pelo especialista – explica a psiquiatra Miriam Brunstein, pesquisadora colaboradora do estudo.

Sistema identifica desatenção
Para garantir a confiabilidade do estudo, alguns mecanismos foram criados para identificar questionários respondidos sem critério pelos participantes. Algumas perguntas são repetidas propositalmente para comparar possíveis respostas discordantes.
Outra forma de identificar pessoas que respondem qualquer alternativa, sem pensar, é por meio de perguntas que podem induzir a erro. Por exemplo, em determinada ponto, o participante é estimulado, no enunciado da questão, a marcar a opção “às vezes”. Se não seguir a orientação, a atitude é interpretada como falta de atenção.
Os questionários respondidos sem critério são automaticamente excluídos da amostra final. O participante, entretanto, não saberá, e poderá chegar ao fim sem interrupções. Dos 50 mil questionários esperados, a expectativa do psiquiatra Diogo Lara é de que 25% sejam descartados. O índice é considerado normal.

Maicon Bock


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.