terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ONU faz alerta sobre discriminação em todo o mundo


Genebra, 8 dez (EFE).- A alta comissária para os Direitos Humanos da ONU, a sul-africana Navi Pillay, delimitou hoje um panorama sombrio para os direitos humanos no mundo e lamentou a existência de discriminação em todos os lugares e em todas as camadas da população.
"A discriminação não faz sentido. Nem humano, nem social, nem econômico. De fato, não tem nenhum sentido, mas segue prevalecendo no mundo todo", afirmou Navi em entrevista coletiva às vésperas do Dia dos Direitos Humanos, que vai ser comemorado na próxima quinta.
Este ano, o lema escolhido pelo Alto Comissariado para comemorar o Dia dos Direitos Humanos foi "Abracemos a diversidade, acabemos com a discriminação".
"Consideramos necessário refletir sobre a discriminação e alertar sobre seu estado no mundo", disse a alta comissária, que lembrou a Conferência contra o Racismo e todas as Formas de Discriminação, conhecida como Durban II, realizada este ano, em Genebra.
"É preciso assumir que todos discriminamos, eu, inclusive. Por ter crescido na África do Sul e ter sofrido racismo, eu, como muitos, considerávamos os brancos em geral como opressores, não como seres individuais. Depois, quando crescemos, o estereótipo se mantém, e é preciso lutar contra ele", disse.
A alta comissária também se disse "muito preocupada" com a situação dos imigrantes, especialmente na Europa.
"Os países da União Europeia (UE) não assinaram a Convenção para a Proteção dos Imigrantes e de suas famílias. Asseguram que é porque ela não distingue imigrantes ilegais de legais, mas eu digo que todos os emigrantes têm direitos e devem ser protegidos", afirmou.
A alta comissária também se referiu às mulheres e à "dupla e múltipla discriminação que elas sofrem no mundo todo".
"Embora as mulheres trabalhem dois terços do total das horas trabalhistas em nível mundial, e produzam a metade da totalidade dos alimentos no mundo, recebem apenas 10% das receitas e possuem menos de 1% das propriedades" no mundo todo, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.