domingo, 6 de dezembro de 2009

Meninas a partir dos 5 anos já consomem produtos de beleza, fazem escova e usam salto alto e até sutiã

RIO - Uma conversa de 40 minutos não foi suficiente para que as funcionárias de um instituto de depilação convencessem a mãe de uma menina de 8 anos a impedir que ela depilasse a sobrancelha. A pequena quis e a mãe fez a vontade. A criança deixou o local com a sobrancelha fina e alta. Essa situação, em que crianças que se sentem adolescentes, não é rara. E, diante do fascínio de meninas por itens que, até um passado recente, eram voltados a adolescentes, as indústrias da beleza e da moda investem no filão e oferecem serviços e produtos de gente grande ao público infantil.

O que você acha do mercado da estética voltado a crianças?
Há hoje linhas de maquiagem, esmaltes, sutiãs (até com enchimento) e calçados de salto para crianças. Salões fazem escovas inteligentes (antigas progressivas) e luzes na pequenas, que ainda recorrem aos serviços de depiladoras - em geral, perna e buço. A depilação a laser também já é opção. Num salão, em Botafogo, as mães têm que assinar termo de responsabilidade quando a criança faz escova progressiva ou luzes, devido ao uso de produtos químicos.
Mãe de uma menina de 10 anos, Maria Ferraz conta que há pelos menos dois vive numa corda bamba entre frear e liberar os pedidos da "mocinha", que quer usar maquiagem e fazer as unhas e rejeita os vestidos infantis:
- Como as meninas da idade dela já querem usar maquiagem, tenho liberado alguma coisa, em ocasiões especiais. Na comunhão, ela pintou as unhas no salão, mas o esmalte foi clarinho e não tirou a cutícula. Comprei alguns itens de maquiagem, mas não liberei escova inteligente, embora ela peça porque algumas amigas fazem.
A administradora Cláudia Ramalho, também mãe de uma menina de 10 anos, já permite a escova inteligente desde os 9 anos da filha. Cláudia diz ter uma "adolescente" em casa.
- Tenho um cabeleireiro de confiança que me garantiu não haver risco. Então, deixei que ela fizesse duas vezes, mas não estimulo. Como é vaidosa, ela pede quando tem alguma festa para pintar as unhas e ganhou um estojo de maquiagem da madrinha - conta Cláudia, acrescentando que não permite o uso da sandália de saltinho, mas já liberou o uso de sutiã quando a roupa é transparente.


Um comentário:

  1. Olá, nos últimos tempos tenho pesquisado sobre depilação definitiva. A verdade é que isso se nota cada vez mais criança já se preocupam com questões avançadas para a sua idade e isso pode não ser muito bom..

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.