domingo, 21 de junho de 2009

Polícia investiga se menina de quatro anos morreu espancada pela tia

RIO - A polícia investiga se uma menina de 4 anos, que morreu sexta-feira no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, foi vítima de espancamento. Ela sofreu traumatismo craniano, estava com os pulsos quebrados e tinha hematomas pelo corpo. A tia da criança, Giovana dos Santos Viana, e a filha dela, Lilian Viana, são suspeitas da agressão. As duas negam a acusação.
A menina e o irmão, de 12 anos, são austríacos, mas teriam vindo para o Rio há dois anos, trazidos pela mãe, Maristela dos Santos, sem a permissão do pai, o austríaco Sacha Zanger. Com problemas psiquiátricos, Maristela desapareceu e a guarda das crianças foi dada à tia. Ao "RJ-TV", o pai, que chegou ao Brasil na sexta-feira, reforçou que quer a guarda do filho de volta:
- A minha filha eu não vou ter mais de volta. Agora, a única coisa que eu tenho é meu filho.
O conselheiro tutelar de Santa Cruz, Marcelo Machado, disse que recebeu, no último dia 12, informações da UPA de Santa Cruz de que a menina chegou à unidade com sinais de espancamento. No dia seguinte, o Disque-Denúncia também recebeu ligações informando maus-tratos contra a criança. O irmão disse, inicialmente em depoimento no Conselho Tutelar, que dava banho na irmã quando ela caiu e se machucou. Mas, ontem em entrevista ao "RJ-TV", o menino disse que vinha sendo coagido pela tia.
Um laudo inicial do Hospital Adão Ferreira Nunes mostra que a menina estava com hematomas espalhados pelo corpo, o que reforça a hipótese de abuso físico. Ela ficou uma semana em coma internada na unidade. O conselheiro Marcelo Machado informou que o irmão da vítima foi levado para a casa de um outro parente da mãe, por solicitação da Justiça, até que o caso seja totalmente apurado.
O pai chegou na sexta ao país. Ele contou que pagou durante anos uma pensão alimentícia de 1,4 mil euros (cerca de R$ 3,7 mil) a mãe das crianças. No último dia 17, dois dias antes da morte da menina, ele conseguiu na Justiça Federal um mandado de busca e apreensão das crianças. No entanto, o mandado não chegou a ser cumprido.


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.