domingo, 31 de janeiro de 2010

Segurança da criança nos dias de chuva


Em algumas regiões do país, o número de raios aumentou neste verão. Veja o que fazer para evitar acidente com o seu filho nos dias de tempestades
Qual criança não adora brincar na chuva? E tirar o seu filho da piscina gostosa só porque começou um temporal de verão? Mas é preciso que você tenha atenção com o seu filho em dias como os últimos de janeiro. Com as tempestades, podem vir os raios, e a segurança da sua família está em risco.
De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a incidência do aumento de raios no verão deste ano é mais evidente nas regiões sul e em parte do sudeste e centro-oeste do país.
Algumas medidas simples, no entanto, são suficientes para prevenir acidentes. “É importante também orientar as crianças sobre os riscos dos raios, sem alarme, para não traumatizá-las”, diz Osmar Pinto Junior, coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE).
Abaixo, veja dicas da instituição para a hora que os trovões surgirem:
- Retire as crianças da piscina, mesmo se estiverem em prédios com pára-raios;
- Se o seu filho estiver na água do mar, faça o mesmo. Mas não adianta permanecer na areia, é preciso se proteger dentro do carro ou de uma casa;
- Nas fazendas, não deixe seu filho em áreas isoladas, como campos de futebol, próximo de cercas com arame farpado ou tratores;

- Dentro de casa, os cuidados continuam:
evite tomar banho em chuveiro elétrico, falar ao telefone com o aparelho ligado na tomada e ficar encostado em geladeiras. O videogame, o computador e a televisão também precisam ser desligados durante as tempestades.

Nos EUA, cientistas do programa de acidentes com raios da Universidade de Illinois percebeu um aumento de vítimas que brincavam com videogames durante as tempestades. Por isso, todo cuidado é pouco. Para evitar surpresas desagradáveis, os especialistas recomendam que aparelhos eletrônicos sejam ligados novamente pelo menos 30 minutos depois do último trovão. Para entreter as crianças enquanto a chuva não passa, que tal um jogo de tabuleiro com toda a família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.