sábado, 6 de fevereiro de 2010

Os ‘piscinões’ de mosquitos


Em sobrevoo pelo Rio, técnicos do estado constatam que Barra e Recreio são campeões em macrofocos da dengue

Rio - Moradores de alguns bairros da Zona Oeste e da Ilha do Governador devem ficar atentos à água parada e aos focos de dengue em casa. Sobrevoo feito por técnicos da Secretaria estadual de Saúde encontrou 570 possíveis macrofocos do mosquito Aedes Aegipty nas regiões. A maioria estava em piscinas e caixas d’água destampadas.
De acordo com o levantamento, Barra e Recreio lideram a lista, com 225 macrofocos, seguidos pela Ilha, com 210. Na região de Jacarepaguá, foram localizados 135 criadouros. Já em bairros da Zona Norte como Vila da Penha, Vista Alegre e Jardim América foram localizados 40 pontos. No dia do sobrevoo sobre esta região, porém, choveu forte, o que pode ter prejudicado a visualização dos focos.
Os criadouros foram mapeados com GPS, para, posteriormente, receberam a visita dos técnicos da secretaria. Além de tratarem a água parada, eles vão orientar a população local sobre os riscos da doença. “O vasinho de planta é ruim, mas piscinas e caixas d’água são piores porque as chances de mais larvas são maiores. O potencial de disseminação da doença é maior”, disse o coordenador da Operação de Combate à Dengue dos bombeiros, tenente coronel Rafael Paixão.
O trabalho foi feito entre o fim do ano passado e janeiro, como o Informe do DIA noticiou dia 2 de dezembro. Segundo Paixão, na vistoria do verão de 2009 foram encontrados 2 mil focos, um índice quase 300% maior do que o registrado esse ano.
Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Victor Berbara, apesar da queda, os números podem ser considerados altos e a prevenção não pode parar.
“Os donos dos locais devem cuidar das piscinas com cloro, manter as grandes cisternas bem vedadas e as propriedades, livres de focos. É responsabilidade do proprietário cuidar do local. Se houver dificuldades, pode chamar o agente de saúde do município para ajudar no controle”, diz.

Só esse ano, o estado registrou 659 casos de dengue.

BEATRIZ SALOMÃO


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.