sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lei antifumo deixa o ar mais limpo em casas noturnas de São Paulo


SÃO PAULO - Quase seis meses após a lei estadual antifumo entrar em vigor, o nível de monóxido de carbono nas casas noturnas de São Paulo caiu em 73,5%, segundo estudo do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas em cerca de 700 estabelecimentos do estado. O principal benefício foi para os funcionários: a quantidade de dióxido de carbono diminuiu 52,6% no organismo das pessoas que trabalham em casas noturnas, 48% dos trabalhadores de bares e 44,7% nos de restaurantes
A lei, que começou a valer em 7 de agosto de 2009 , proíbe o consumo de derivados de tabaco em ambientes fechados de uso coletivo.
A quantidade de monóxido de carbono nas áreas totalmente fechadas de casas noturnas paulistas caiu, de 5,02 ppm (partes por milhão) antes de a legislação entrar em vigor, para 1,35. Segundo a secretaria de Saúde, os pesquisadores também constataram uma contaminação menor do organismo dos funcionários dos estabelecimentos por dióxido de carbono, que caiu de 7,22 ppm antes da lei para 3,29.
Também houve diminuição da poluição ambiental nas áreas fechadas de bares, mas um pouco menor que a registrada nas casas noturnas: 73,1% no período, passando de 5,02 ppm para 1,35 após a lei. Já no organismo de empregados não fumantes a queda da contaminação foi de 7,22 para 3,75 ppm.
Por sua vez, nos restaurantes, os pesquisadores notaram a queda de 67,8% no nível de monóxido de carbono ambiental das áreas fechadas (que passou de 4,01 ppm para 1,29) e de 44,7% na contaminação do organismo de trabalhadores não fumantes por dióxido de carbono (6,32 para 3,44 ppm).
- Em locais como casas noturnas e bares, o ganho para a saúde depois da lei antifumo foi enorme. A redução de 73,5% nos níveis de monóxido de carbono nos ambientes fechados é muito significativa e tem reflexo direto na saúde dos frequentadores, sejam eles clientes ou funcionários - afirma Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Incor e coordenadora da pesquisa.
Segundo a secretaria de Saúde, desde 7 de agosto, 761 multas por infração contra a lei antifumo foram aplicadas em todos o estado, em mais de 219 mil fiscalizações feitas pela Vigilância Sanitária e pelo Procon.

Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.