sábado, 6 de fevereiro de 2010

Calor bate novo recorde e põe Rio em situação de perigo para padrões da ONU







Com temperatura a 41ºC e sensação de 50ºC atividades físicas podem causar problemas

O Rio de Janeiro registrou a maior temperatura na cidade em sete anos nesta quinta-feira (4). O termômetro do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na praça Mauá, região central, registrou 41ºC entre as 16h e 17h, mas o nível de umidade do ar elevou a sensação térmica a 50ºC, o que coloca a capital carioca em situação de perigo, de acordo com normas da ONU (Organização das Nações Unidas). A temperatura da capital carioca foi a maior do Brasil na quinta. Pouco antes das 16h, o Inmet já havia registrado a maior temperatura do ano na cidade: 40,9ºC. A tabela de padrões utilizados pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), braço da ONU, tem os seguintes estágios: normal, cuidado, perigo e muito perigo. De acordo com o meteorologista do Inmet no Rio Lucio de Souza, quando a sensação térmica ultrapassa os 41ºC a cidade entra na situação de perigo.
Calculamos a sensação térmica com base na umidade relativa, temperaturas e vento.
Na situação de perigo, a ONU recomenda muita hidratação e que os exercícios físicos durante a tarde sejam evitados. O calor excessivo, de acordo com a tabela da OMM, pode causar insolação, cãibra e a atividade física pode causar desmaios.
De acordo com Souza, se o Rio chegar a registrar 42ºC, com sensação térmica elevada para 55ºC, a capital carioca deve entrar na situação de muito perigo. A última vez que isso aconteceu, segundo Souza, foi em 14 de janeiro de 1984, em Bangu, na zona oeste da cidade. O termômetro de Bangu está desativado e as medições da região são feitas em Realengo e Santa Cruz.
De acordo com o meteorologista, as temperaturas mínimas registradas da manhã desta sexta-feira (5) foram acima da média prevista:25ºC. Somente no Alto da Boa Vista, na zona norte, o termômetro registrou a temperatura esperada: 22,6ºC. A previsão para a tarde é de 39ºC.
Souza diz que o calorão estava previsto para esse ano. De acordo com o prognóstico feito pelo Inmet, junto com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em novembro do ano passado para este verão, as temperaturas e as chuvas no Sudeste estariam ligeiramente acima da média por causa da atuação do fenômeno El Niño.

Praia no escuro
Para espantar o calorão, cariocas e turistas lotam as praias mesmo à noite, quando a temperatura da água fica em torno de 27ºC.


Carolina Farias


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.