quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Indústria quer mais mulheres bebendo


Pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Anti-Drogas em parceria com a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo mostrou que, pela primeira vez, as meninas estão bebendo quase tanto quanto os meninos: 7% dos homens de até 25 anos bebem uma ou mais vezes por semana, consumindo, nessas ocasiões, cinco ou mais doses. Entre as mulheres dessa faixa etária, 5% manifestam o mesmo padrão de consumo.
Acima dos 25 anos, a proporção é bem diferente: 27% dos homens contra 14% das mulheres. A pesquisa revela que se as adolescentes continuarem bebendo nesse ritmo, é provável que a participação feminina no drama do alcoolismo seja ainda maior no futuro, informa o jornal A Tribuna do Norte.
Os dados apontam ainda que 20% dos adolescentes e 15% das adolescentes entre 10 e 12 anos haviam ingerido álcool nos últimos trinta dias. Esse percentual aumenta quando a faixa etária é entre 13 e 15 anos, 43% dos garotos e 40% das meninas já tinham consumido bebidas alcoólicas no mesmo período.
"A situação é semelhante em todo o país. Não existe mais aquela idéia de que no Sul a proporção é maior do que no Nordeste. Isso porque o álcool é uma droga lícita e, de certa forma, tem seu consumo incentivado pela sociedade.
Além disso, se transformou em um instrumento de socialização das meninas. Onde quem bebe mais é vista como popular e que se diferencia no grupo", explica a psicóloga Débora Sampaio, que desenvolveu o projeto.

Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.