sábado, 5 de março de 2011

Dona de creche filmada agredindo crianças é solta em Goiânia



Proprietária de estabelecimento flagrada batendo em crianças vai responder ao processo em liberdade, após três meses presa

Presa em novembro do ano passado, em Goiânia, após ser flagrada agredindo crianças, a dona do berçário Bebê Feliz, Maria do Carmo Serrano, foi libertada na noite de quarta-feira. O juiz da 7ª Vara Criminal de Goiânia, Oscar Sá de Oliveira Neto, acolheu pedido dos advogados de Maria do Carmo para que a dona da creche aguardasse o julgamento em liberdade.
No momento da denúncia do Ministério Público, que teve acesso a vídeos em que a proprietária do estabelecimento é flagrada dando tapas, beliscões e chacoalhando crianças, Maria do Carmo não comprovou residência fixa. Mais de quatro meses depois do flagrante, os advogados dela encaminharam documentação que registra o domicílio e ainda conseguiram reverter a acusação do crime de tortura para maus-tratos — enquadramento em que o réu é punido com detenção de um ano ou pagamento de multa. De acordo com a sentença que garantiu a liberdade, Maria do Carmo alcançou o benefício porque é ré primária e comprovou endereço fixo.
As agressões da dona da creche foram descobertas depois que uma funcionária do berçário, localizado em um bairro de classe média de Goiânia, cuja mensalidade era de R$ 300, instalou uma câmera e flagrou Maria do Carmo dando tapas, beliscões e jogando uma criança em um colchão. As vítimas das agressões tinham de 2 a 3 anos. À época, 22 crianças ficavam no berçário sob a responsabilidade de Maria do Carmo e duas funcionárias. Depois do escândalo envolvendo a creche, o estabelecimento foi fechado.

Depoimentos
Apesar de o crime de Maria do Carmo ter sido desclassificado e enquadrado em categoria mais branda, os depoimentos de funcionários da creche e de pais das crianças indicavam que as agressões podem ter sido mais sérias. Há casos de relatos em que a dona da creche obrigava meninos e meninas a sentarem na própria urina, trancava as crianças no banheiro e esfregava o dedo delas no muro até sangrar.
Quando os pais percebiam os filhos machucados, ouviam da creche que as crianças tinham se ferido durante brincadeiras com os colegas. Maria do Carmo abriu o berçário Bebê Feliz em 2009. Durante os processos de vistoria na creche, não foi detectada nenhuma irregularidade nas instalações.


Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.