sábado, 5 de março de 2011

Medidas de segurança no Carnaval evitam acidentes com crianças


Se engana quem pensa que Carnaval é uma festa só para adultos. As crianças também adoram participar da folia, aguentam a maratona melhor que muitos marmanjos e estão sempre animadas. Mas os pais que estão pensando em levar os pequenos para os bailes precisam ter cuidados redobrados. Algumas medidas preventivas evitam acidentes comuns nesta época do ano.
De acordo com a ONG Criança Segura, o Carnaval de rua, uma das opções prediletas dos foliões, exige dos pais um cuidado maior. “Os adultos devem redobrar a atenção para evitar que a criança se dirija sozinha para vias abertas e com tráfego de automóveis.”
Além do alerta de acidentes nas ruas, o aumento do movimento nas estradas durante o feriado eleva o risco de acidentes também no trânsito. “Na estrada ou na cidade, os responsáveis devem estar atentos ao uso adequado do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação”, lembra a ONG. Respeitar as leis de trânsito também é fundamental.
A supervisão deve ocorrer sempre se o feriado incluir banho de mar ou de piscina. Segundo a instituição, os afogamentos representam a segunda maior causa de morte entre os acidentes de crianças até os 14 anos. “Além do monitoramento durante a brincadeira na água, as crianças devem utilizar colete salva-vidas como item de segurança.”
A Polícia Militar também alerta aos pais para que, antes de saírem de casa, sempre coloquem uma pulseira na criança com nome dos responsáveis, endereço e telefone. Caso o menor se perca na multidão, é necessário entrar em contato com a PM. A orientação para quem encontrar uma criança perdida é sempre entregá-la a algum policial ou autoridade competente.

Fantasias
A escolha da fantasia também precisa de alguns cuidados. Segundo a ONG, se a criança tiver menos de três anos, os responsáveis devem evitar adereços soltos como cintos, faixas ou partes da roupa que soltem facilmente e possam causar sufocação.
As lantejoulas, que podem se desprender facilmente das fantasias, e os confetes, jogados em grande quantidade, podem também provocar sufocações.
Para as divertidas pinturas no rosto, o ideal é utilizar maquiagens próprias para o público infantil, além de produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações.
Seguindo as medidas de segurança, não há com o que se preocupar e é só curtir o Carnaval com toda a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.