quarta-feira, 2 de março de 2011

Marcelo, nosso querido professor!


Para montar a Terra Encantada da Sabedoria, nosso cantinho de conteúdo cultural e pedagógico, contamos com a consultoria de Marcelo Cunha Bueno, educador e colunista da revista Crescer. Foram meses de trabalho para criar atrações em que as crianças aprendessem e se divertissem muito.
Começamos com o desenvolvimento dos joguinhos. Marcelo nos ajudou bastante ao explicar o processo de aprendizado das crianças e um pouco do seu jeito especial de ensinar. A partir disso, reunimos a nossa equipe e começamos a trabalhar os games com bastante cuidado e criatividade. Quando o Mundo do Sítio estrear, a Terra Encantada da Sabedoria terá dois jogos de português e dois de matemática. Uma das coisas mais bacanas desses games é que nenhum deles tem ranking. A ideia aqui é estimular o aprendizado infantil sem competição. E isso é só o começo. Já bolamos com Marcelo mais um monte de jogos que vamos estrear ao longo do ano.

A participação do Marcelo foi importante também na Biblioteca do Visconde. Ele elaborou os glossários dos livros com as próprias crianças de um jeito que ficasse fácil para elas entenderem. Ao ler as histórias, identificavam as palavras mais difíceis (e até desconhecidas) e pensavam em como defini-las de uma maneira mais simples. Como essa palavra, ESTRONDO, que na voz delas ficou assim: “um barulho bem forte”.
A equipe toda ficou muito feliz com o resultado e, agora, está na espera para que as outras crianças (e os pais!) gostem também.
Assista ao vídeo que fizemos com Marcelo na escola que fundou e dirige, a Estilo de aprender, e entenda como foi a sua participação no Mundo do Sítio .


Blog do Sítio

Um comentário:

  1. Só esperamos que a obra tão rica de Monteiro Lobato não seja modificada, como estão fazendo com as Cantigas de Roda de Vila Lobos, aí perderia o valor.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.