terça-feira, 1 de março de 2011

É maravilhosa! Parabéns Rio de Janeiro! Aquele abraço!



O Rio dos 40º C

O Rio de Janeiro é uma das poucas capitais brasileiras onde os termômetros batem (e passam) nos 40ºC quase todos os anos.
Climatologicamente, o Rio de Janeiro não é a capital mais quente do Brasil. Perde de longe para a Cuiabá, por exemplo. Conforme o levantamento do Inmet – a temperatura máxima média em Cuiabá é sempre maior do que 31ºC, em todos os meses do ano. No Rio de Janeiro, nos meses mais quentes, a média das temperaturas máximas varia de 29ºC a 30ºC.
Mesmo assim, não faltou 40ºC neste verão e no verão 2009/2010 para manter a fama do calorão do Rio de Janeiro.
Em janeiro de 2010, Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura de 40ºC no Rio em três dias. Fevereiro de 2010 será particularmente lembrado pelos vários quarentas graus. Os termômetros superaram a marca dos 40ºC em seis dias e chegaram aos 41,8ºC.
Como qualquer grande centro urbano, a chuva, o vento e a temperatura no Rio de Janeiro variam muito de um bairro para o outro. A cidade é uma ilha de calor, mesmo à beira-mar. A brisa do mar refresca, sem dúvida, mas só na orla. Nos bairros afastados do mar, o calor é intenso.
A mistura de montanha e mar, dentro de um mesmo espaço, confere ao Rio um clima especial. Da exuberância da Mata Altântica no Jardim Botânico, do friozinho que faz no Alto da Boa Vista, até o forno que é a Praça Mauá, o centro do Rio de Janeiro e bairros como Bangu.

Formação de meteorologistas começou no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem uma importância fundamental na história da Meteorologia no Brasil. O primeiro curso superior para formação de meteorologistas no país teve início em 1963, na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje são sete cursos superiores no país.
Metade dos meteorologistas da equipe da Climatempo saiu das cadeiras da Meteorologia da UFRJ.

O Rio de Janeiro continua lindo….Aquele abraço!

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais conhecidas no mundo e atrai todos os ano milhões de turistas por causa da suas belezas naturais e da cultura, principalmente no carnaval e no ano novo, quando tem a maior e mais famosa queima de fogos do Brasil.
O Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, o Arpoador e as praias de Copacabana e Ipanema são algumas das belas paisagens abençoadas pelo Cristo Redentor, considerado uma das novas 7 maravilhas do mundo. A cidade também é marcada como sede dos esportes brasileiros, do Maracanã – o templo do futebol brasileiro – até os ginásios poliesportivos que receberam o Pan-americano e vão receber as Olimpíadas de 2016.
Também recebe o título de capital do samba e berço da bossa nova. Não tem como falar de Carnaval sem lembrar os blocos e desfiles das escolas de samba, e por falar em samba, os arcos da Lapa mostram as histórias e a malandragem de famosos sambistas que traduzem a cultura e a ginga carioca. A Bossa Nova não fica atrás, foi na beira do calçadão da praia que Vinicius de Morais e Tom Jobim consagraram “Garota de Ipanema”.
Talvez o Rio seja uma das cidades mais cantadas do planeta. Muitas canções foram feitas lembrando suas belas paisagens, mulheres e também a violência. Uma destas canções, “Aquele abraço”, foi feita por Gilberto Gil e o verso inicial que diz “O Rio de Janeiro continua lindo….” é cantando até hoje, mesmo por quem nem sabe o resto da letra ou quem foi a Terezinha, onde fica o Realengo, quem é o tal do Chacrinha.
O vídeo não tem uma qualidade muito boa, mas vale pelo registro muito especial de ver e ouvir Gilberto Gil cantando “Aquele Abraço”, ao vivo, no programa do Chacrinha, em 1983, no Maracananzinho .

“Cacrinha continua comandando a massa”Abelardo Barbosa, o Chacrinha, o velho guerreiro, foi um dos maiores animadores da televisão brasileira. O jargão “alô, alô Terezinha” era dele e Gilberto Gil usou na música.




CLIMATEMPO

Um comentário:

  1. Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! Que bom que vc gostou e gostei de ver o meu post em seu blog e com os devidos créditos. Tornei-me sua seguidora e voltarei outras vezes para ver as novidades.Gostei muito do post a nossa jabuticaba é tudo de bom...caramba me deu saudade de comer jabuticaba, já faz um tempão que não como, aliás aqui no Rio (na área que moro) não acho para comprar...Bateu uma vontade!!
    Uma curiosidade...vc é carioca? Mora no Rio?
    Uma semana de Paz e Luz para vc e apareça...e deixe um recadinho. E até breve..

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.