quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brasil: "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres"


Rio de Janeiro, 31 Out (Lusa) - O Governo brasileiro lançou hoje a campanha "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres", convertendo-se no primeiro país que subscreve uma iniciativa da ONU neste sentido, informaram fontes oficiais.
A campanha, que será feita através da Internet, pretende que pelo menos 90.000 homens assinem um manifesto que condena a violência de género, segundo a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos primeiros a assinar o documento, assim como os presidentes do Supremo Tribunal Geral (STF), Gilmar Mendes, e do Congreso Nacional, Garibaldi Alves, acrescentou a fonte.
A campanha mundial "Unidos para acabar com a violência contra as mulheres", promovida pela ONU desde Fevereiro e que se estenderá até 2015, vem somar-se à lista dos Objectivos do Milénio.
No Brasil, cada 15 segundos uma mulher é vítima da violência de género, segundo dados da Fundação Perseu Abramo divulgados por organismos oficiais.
No mundo, uma de cada três mulheres foi espancada, violada, escravizada ou sofreu algum tipo de violência nalgum momento da sua vida, segundo dados da Amnistia Internacional.
A representante regional do Fundo para o Desenvolvimento das Nações Unidas, (UNIFEM), Ana Falú, afirmou que esta violência "é um tema público e não privado", e que se deve lutar "para alterar a cultura masculina".

31 de Outubro de 2008, 23:48

Agência de Notícias de Portugal S.A.


Lusa

Um comentário:

Verbratec© Desktop.