quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tocantins realiza ações para lembrar o 1º de dezembro

SEXO NÃO TEM IDADE PROTEÇÃO TAMBÉM NÃO

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Núcleo de DST/Aids, vem realizando uma ampla programação, que foi iniciada na semana de 17 a 21 de novembro. Os atores da Cia. Paulista de Artes percorreram cinco municípios do Estado, incluindo a Capital, com a intervenção teatral “Labirinto das Sensações”, realizando também um carnaval fora de época, com o tema ”Carnaval Campeão só em Ritmo de Prevenção", que animou os servidores da Sesau.
As ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids no Estado de Tocantins continuam nesta quarta-feira, 26, no pátio da Sesau, em Palmas, quando será fixado o laço vermelho da consciência da aids. O objetivo é dar visibilidade ao Dia Mundial de Luta contra a Aids e incentivar o engajamento da sociedade civil na luta contra a epidemia no Brasil e no mundo.
Já no dia 1º de dezembro, no mesmo local, acontece o lançamento da Exposição Humor Aids, doada pelo Programa Nacional de DST/Aids. Realizada a partir de um concurso nacional em 2007, a mostra reuniu o que há de melhor em termos de caricaturas do cotidiano. A mostra reúne um conjunto de 30 painéis que retratam de uma maneira divertida, as várias nuances da prevenção a Aids, no contexto das diferentes práticas sexuais. A exposição ficará no local, até o dia 10 do mesmo mês, ficando logo após, a disposição dos municípios e Instituições que desejarem expor as telas.
“Apesar da campanha enfocar a população acima de 50 anos, vale lembrar que a prevenção serve para todos e deve ser praticada todos os dias, principalmente com o uso de preservativo”, disse a técnica da área de DST/Aids da Sesau, Valéria Ribeiro.
A Campanha também chegará aos municípios, através da divulgação e motivação das secretarias municipais de saúde, sendo cada uma responsável pelas atividades locais. Para o incremento destas ações, a Gerência de Núcleo DST/Aids disponibilizará: camisetas, materiais informativo/educativo, gel lubrificante íntimo, preservativos masculinos e femininos para serem distribuídos à população geral do Estado. E para o alcance ainda maior da população geral do Estado foi firmada parceria com as Empresas de fornecimento de energia Celtins, e de água, Saneatins, para divulgação do slogan da Campanha nas contas entregues nos lares tocantinenses.
De acordo com os dados divulgados pela Área Técnica, no período de 1989 a novembro de 2008 foram notificados 1.073 casos de Aids, destes 769 são residentes no Estado. Dos 769 casos, 473 são masculinos e 296 são femininos. No ano de 2007, na faixa etária acima 50 anos, foram notificados 16 casos e em 2008, até o momento, foram 13 casos.

Laço
O laço é vermelho de lona inflável, com três metros de altura e foi criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque em homenagem aos amigos mortos ou infectados pelo vírus da aids. A idéia foi baseada na união das duas pontas de uma fita em forma de um abraço, simbolizando a solidariedade. Tornou-se um símbolo de comprometimento, de mobilização e de solidariedade. Segundo seus idealizadores, a cor vermelha foi escolhida por lembrar o sangue e a paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.